28/06/2012

Correndo com os cavalos

Por Fabio Alves
Resenha do livro de Eugene Peterson


Numa sociedade caracterizada pela mediocridade da cultura de massas onde o homem é visto como um mero negócio, um produto dentro do sistema ao procurar por um modelo de homem, o autor apresenta Jeremias como este modelo, uma vida pautada pela fé, em estar mais interessado em Deus do que em si mesmo,  apresentando as qualidades marcantes deste profeta que viveu sua vida em sua totalidade. Uma pessoa que tinha seu ego completamente desenvolvido e ao mesmo tempo tinha um completo desinteresse por si mesmo, tendo a vontade do Senhor e o próprio Deus como centro de sua vida. Sendo exercitado até os limites de sua humanidade, honrando assim seu nome, que significa “aquele que exalta o Senhor” ou ainda pode ter o significado “o Senhor lança”. 

O que impressiona é que a Bíblia não fornece muito sobre o passado do homem Jeremias mas  fala do que o Senhor estava fazendo na vida do profeta que o conhecia antes de nascer e o mesmo foi chamado por Deus ainda menino. O que demonstra que Deus é o centro no qual toda vida se desenvolve, por isso ao usarmos o ego como centro da geometria de nossas vidas acabamos vivendo fora do centro. O outro item de informação é que Deus fala antes de sair da madre te consagrei, que significa separado para algo que Deus está fazendo.  Ao ser chamado ainda muito menino Jeremias questiona sua capacidade de fazer a vontade do Senhor e recusa a ser profeta duas coisas caracterizam um profeta a primeira é que Deus vive a segunda é que Deus é tão real quanto a pessoa que mora ao lado. Um profeta vive o que prega e sua mensagem esta relacionada a convocar as pessoas a viverem segundo a vontade de Deus. Não podemos ser humanos sem nos relacionarmos com Deus. O relacionamento com Deus não é algo a ser implementado após o nosso crescimento básico, mas é o alicerce fundamental deste crescimento e é isso que o jovem Jeremias aprende no dialogo com o Senhor.
Existe uma grande diferença entre o que nós pensamos em fazer e o que Deus nos chama a realizar. Existe um paralelo entre o chamado de Deus para Jeremias se tornar um profeta e o chamado Divino para sermos uma pessoa.Pois é o Senhor quem capacita os escolhidos sua resposta para Jeremias é: Não digas que eu não passo de uma criança, porque a todos a quem Eu te enviar iras; e tudo quanto Eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque Eu Sou contigo para te livrar, diz o Senhor. Não são nossos sentimentos que determinam nossos níveis de participação na vida, tampouco nossa experiência, capacidade ou inteligência nos qualifica para o que realizaremos mais é Deus quem decide. É Ele quem nos envia para uma empolgante vida de fé nos capacitando para toda obra pra que seu propósito seja cumprido. Pois o Senhor vela pela sua palavra, Deus realiza o que anuncia. Nada deixará de se cumprir como nas visões de Jeremias que revela a vinda do Messias no jogo de palavras mantendo viva a esperança em seu coração ou como a panela de água fervendo que demonstra a turbulência que estava por vir contra os israelitas do seu tempo. A primeira visão convenceu Jeremias de que a Palavra de Deus irrompe em maravilhas e a segunda visão deu lhe a certeza que o mundo é perigoso mais que o perigo não é catastrófico. As visões dissipam as aparências.
Depois de dois reinados terríveis  o jovem rei Josias leva a cabo uma reforma no estado retirando a névoa escura e a limpando com a obediência a palavra de Deus. Pois nos dias de Josias se recuperou o texto de Deuteronômio um dos cinco livros da lei mosaica. Acredita-se que Jeremias participa ativamente da reforma através de suas mensagens ao povo além de ter lugar cativo na tribuna da arena.  Porem apesar de tudo parecer ter mudado nada havia mudado de fato pois o interior continuava contaminado é neste contexto que Jeremias começa a profetizar. As pessoas estavam no lugar certo diziam as palavras certas mais eram elas que não tinham mudado. Porque a verdadeira religião não tem a ver com lugares e palavras mais com amor e vida diante de Deus. Com uma mudança de mente e de atitude e é por isso que Jeremias se levanta como oráculo do Senhor. Não estamos vivendo um momento diferente daquele estamos numa neo-étnica que não é profanação direta mais não é ética cristã que centraliza a verdadeira piedade no amor essa mensagem é fundamental e está bem expressa no livro de Jeremias. Vasos estragados que precisam descer a casa do oleiro. Com o reavivamento a religião do Senhor se tornou algo popular e como nos nossos dias muitas pessoas eram atraídas porém nem sempre os pregadores populares eram aqueles que traziam a mensagem do Senhor e durante sua vida Jeremias teve que enfrentar muitos falsos profetas e pretensos pregadores que se diziam cheios do Espírito do Senhor mais na verdade estavam só cheios de si.
A missão de Jeremias era de desafiar a mentira e pregar a verdade. Não existe atalho essa é a nossa missão. Jeremias era um homem de oração e consagração permanente ao Senhor e de forma ininterrupta se dedicava a obra que Deus tinha colocado em suas mãos. Ai estava o segredo da excelência de seu caráter Deus sempre no centro de sua vontade mesmo nos momentos mais difíceis  de sua vida ele ouvia a retificação das promessas do Senhor que se mantinham de pé. A persistência foi sua marca e deve ser a nossa também. Jeremias se entregou incondicionalmente ao seu chamado introduzindo em sua alma o livro de Deuteronômio o cumprindo em seu viver com todo zelo.
Jeremias recapitula a mensagem pregada por Moises a um povo que perdeu o contato com o antigo líder. Também recapitula a mensagem de Deuteronômio para um povo que estava a deriva distante do porto original. Josias, o rei que acompanhou o crescimento de Jeremias, e também teve sua vida pautada pelo livro, já não estava mais presente, fora morto na batalha do Megido. Os reis que se sucedem, não acompanham a orientação do rei Josias e é Jeremias que se levanta como o oráculo do Senhor.
 Os tempos que vieram a seguir foram tempos mais difíceis  o que vemos é que foi nesse  período que Jeremias chega ao ápice de uma vida de excelência onde convicto de sua missão a leva a frente só temendo o Senhor. Se o rei Josias tinha sido seu amigo intimo o rei Jeoaquim seu inimigo implacável e é ai que vemos a total ausência de vontade em si mesmo e a total obediência ao Senhor. Se Jeoaquim representa uma vida voltada par si Jeremias representa uma vida voltada para Deus.  Jeremias fez uma escolha ele desejava todas as promessas de Deus.  Outra característica marcante do livro é quando o autor fala sobre o exílio e o povo que estava lá não importa onde Deus te envie seja por correção ou missão viva da melhor forma possível e é nesse período que Israel começa a recuperar aos poucos sua identidade.
 A compra do campo de Anatote trabalha a esperança as vezes somos movidos a semear em um campo estéril mais é o Senhor que nos faz prosperar e nos mantém viva a chama. O profeta das nações apresenta a mensagem do Senhor que ama todos os povos e que no fim reunira homens e mulheres de toda tribo de toda nação.Mesmo só saindo de Jerusalém no fim de sua vida Jeremias comunica a mensagem do Senhor a dez nações advertindo sobre o dia que virá o julgamento. No Egito Jeremias vai a o lugar que é o antônimo de sua vida e sua mensagem. E por fim sua vida não é conclusiva seu livro termina com ele pregando a palavra de Deus para um povo que o desprezava

Minha analise:

Vivemos numa sociedade globalizada voltada para o mundo das mercadorias onde o homem se tornou um produto negociável e flexível a necessidade do mercado. Aonde a vida parece ser monótona e sem graça, vivemos o ápice do individualismo ego centrista  no mundo do marketing pessoal onde a auto imagem é vista como algo a ser cultuado. É neste contexto que Eugene Peterson resgata o debate sobre excelência não a luz da ótica capitalista e mercantil que este termo ganha o sinônimo de qualidade total que significa uma exploração do trabalho em diversas frentes mais ele fala na ótica Bíblica em que o texto  ganha um contorno próprio e teológico.
Viver com excelência  para o autor é escolher a Deus como centro de toda a sua vontade. Segundo Finney a lei de Deus requer amor ou boa vontade voluntária, e esse amor consiste em escolha, intenção final do coração. Nesse sentido podemos observar que o texto ao tratar da vida de Jeremias trabalha com a questão central da lei de Deus que é a escolha que o profeta faz independente das conseqüências colocando Deus no centro de sua vida e assim tendo uma vida de excelência.
Essa vida de excelência se contrasta com a sociedade israelita e com os reis que sucedem Josias que fazem do centro de sua escolha a vontade do seu coração tendo o ego como parâmetro para suas decisões. Logo ao escolher a sua vontade e os seus desejos tanto a sociedade israelita como seus líderes se corromperão pois o pecado que está enraizado na natureza adâmica  deseja a satisfação própria como um fim ultimo ao invés de desejar a vontade boa perfeita e agradável de Deus como fim ultimo. Esta constatação que percorre as paginas de correndo com os cavalos nos faz ver o quanto em nossas vidas vamos sempre está diante de dois caminhos, o proposto por Deus que tem a sua lei moral como regra de fé e conduta nos conduzindo a uma vida de excelência ou seja amaras teu Deus com todo teu coração,com toda tua alma, com toda tua força e com todo teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo, assim viveu o profeta Jeremias ou escolheremos nos juntarmos a uma onda de mediocridade, estupidez, maldade e perversidade escravizados pelos desejos impulsionados por uma natureza corrompida e vazia de Deus mais cheias de si.
O caminho apontado pelo autor me toca profundamente pois é o caminho dos lírios que não deixam de ter espinhos mais que no final ocuparão eternamente as planícies.
“Recomendo correndo com os cavalos para todas as pessoas que desejam ter uma verdadeiro encontro com Deus e que como Jeremias desejam viver uma vida de excelência. Embora este livro  ter conteúdo mais teológico  sendo indicado para pastores e teólogos, seu público é muito maior, uma vez que abrange os cristãos interessados numa teologia sólida e bem fundamentada ".


Nenhum comentário:

Postar um comentário