10/10/2014

A Nova Ordem Mundial.






Por Fabio Alves.

O panorama geopolítico do mundo começou a mudar a partir do dia 9/11/1989 com o fim do bloco do socialismo real. A ruína politica e econômica dos estados burocratizados, levou a antiga URSS e os países que formavam um bloco econômico com a mesma a retornarem ao modelo capitalista. Se chegava o fim da guerra fria. O seculo XX termina com o fim do socialismo real em quase todas às nações que tinham adotado este sistema.
Com o fim da bipolaridade capitalismo x estados burocratizados o bloco liderado pelos Norte Americanos são os grandes vencedores e os USA saem deste processo como a maior potência militar e econômica do mundo seguida em segundo plano por Japão e Alemanha.
Foi devido a esta nova realidade econômica e militar que o presidente Norte Americano George  Bush chamou de Nova Ordem Mundial  na conferência de Malta em 1989.



Esta nova fase do capitalismo financeiro viria a ser conhecida como globalização. Neste novo momento da vida econômica mundial algumas mudanças importantes aconteceram como: Um aumento importante dos fluxos de informação, capital, mercadorias, pessoas e serviços. Este movimento global  tem promovido a integração: da língua, das diversas culturas, padronização de produção e consumo que fazem hoje do mundo uma aldeia global.

As empresas cada vez mais se tornam transnacionais deslocando capital para atender da melhor forma seus interesses econômicos buscando cada vez mais vantagens e aumentando os lucros ao mesmo tempo que agravam a situação dos milhares de trabalhadores, pois às mesmas buscam mão de obra  mais especializada com o menor custo quebrando assim a luta por melhores condições de trabalho e de vida.

Esse modelo permite que essas empresas tenham filiais por todo globo elas fazem aplicações, movimentação de recursos, definem sua estratégia de comercialização independente dos governos nacionais nos países em que se estalam.

Com essa nova realidade também fazem parte da globalização o aumento da pobreza mundial com o crescente acúmulo de capital, a crise ambiental por conta do modelo de produção industrial vigente, a ausência dos direitos humanos em diversas nações, o problema da tortura realizada por diversos estados inclusive pelo estado brasileiro por conta da criminalização da pobreza, as constantes crises econômicas fruto da desorganização do sistema, o tráfico de drogas e armas que acompanha a escalada da violência, o estado cada vez mais depravado e individualista do ser humano.

A nova ordem estabelecida tem atualmente três blocos econômico-militar  que disputam o controle do sistema mundial, são eles:  USA e o bloco ocidental mais Coreia do sul e Japão, Muçulmanos, Russos e Chineses.

Todos esses blocos lutam pelo controle do sistema não pelo seu fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário