11/03/2015

Consumo Sustentável

Por Elaine Mesquita Alves


Como cristãos nosso dever é agir de maneira ética na sociedade para que nossa postura e estilo de vida seja um diferencial no meio em que vivemos.
Nossa regra de fé e vida é a Bíblia e nela encontramos os princípios que nos conduzem a uma vida guiada por Deus na prática da justiça e solidariedade.
A busca pela justiça e a vida de solidariedade nos direciona a uma inserção e prática da cidadania atuando em os mais variados níveis da sociedade apresentando a ética cristã como alternativa a ética mundana que é dominadora e injusta.


Dentro deste contexto a questão ecológica não pode ficar de fora, já que é responsabilidade do homem desde o Jardim do Éden cuidar da Terra e zelar por ela.
Ao longo dos tempos a sociedade vem se tornando cada vez mais voltada para satisfazer seus desejos e isso ocasiona o aumento do consumo.

“Quando consumimos, de certa forma manifestamos a forma como vemos o mundo. Há, portanto, uma conexão entre valores éticos, escolhas políticas, visões sobre a natureza e comportamentos relacionados às atividades de consumo (MEC, 2005. p.14)”.

A natureza, como produtora de matérias naturais tem sido explorada intensamente, e por conta disso, seus recursos têm sofrido um processo de profunda desestabilização.
É neste momento que a ética cristã deve prevalecer sobre a ética mundana de consumo exacerbado.
Primeiro porque os valores do Evangelho do Reino não nos conduzem a busca da satisfação adquirida nas coisas, mas sim na satisfação adquirida em um estilo de vida simples e altruísta, onde o ser é muito mais importante do que o ter.

E depois, porque a luta dos cidadãos e cidadãs cristãos deve estar voltada também para o cuidado da criação confiada a nós por Deus desde a criação do mundo.


Essa luta se dá em várias dimensões (micro e macro ecológicas), e o engajamento do cristão se dará também nestas dimensões ao mudar seu comportamento em relação ao consumo individual e coletivo, além de participar ativamente na formulação de políticas públicas, nos movimentos sociais que lutam em favor de um consumo sustentável e na defesa de espécies em extinção e contra a degradação do ambiente, além da difusão dessas ideias dentro e fora das igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário