30/03/2010

Jesus é o Senhor!



Os Ensinamentos de Yeshua e os Ensinamentos dos Rabinos de Israel
- Quem os tomou de quem?

“Yeshua,  o Nazareno,  não  ensinou  coisas  novas;  todos  os  belos  provérbios  que  ele usava  não  provinham  dele. Todas  as  palavras  de moral  que  ensinava  não  eram  dele. Ele bebeu toda sua inovação dos ensinos rabínicos.” Opiniões como esta são as difundidas nos meios  judaicos,  e  que  freqüentemente  os  propagadores  das  Boas  Novas  de  Yeshua  o Messias se deparam com ela freqüentemente. Realmente, não se pode ignorar o fato de que a  doutrina  do  “Nazareno”  compartilha  do  perfume  que  há  na  doutrina  dos  Sábios  do Talmude. Um  verdadeiro  pesquisador  não  irá  retroceder  ante  a  tais  fatos  firmes, mas  irá
agarrá-los com as mãos no instante em que estes fatos objetam todas as suas compreensões anteriores.
Nas  próximas  linhas,  serão  comparadas  as  proclamações  do  “Nazareno”  e  as proclamações de diferentes  rabinos, com  seus  respectivos nomes, bem como a época que viveram.  Com  isso,  discutiremos  quem  poderia  ter  recebido  de  quem  seus  respectivos ensinamentos.



1. Rabi  Gamaliel  Barabi,  disse:  “todo  aquele  que  se  compadece  pelas  pessoas,haverá  compaixão  sobre  ele  desde  os  Céus;  e  todo  aquele  que  não  se  compadece  pelas pessoas,  não  virá  sobre  ele  a  compaixão  desde  os  Céus.”  (Talmude  babilônico,  Shabat151a).  Yeshua,  o  Nazareno,  disse:  “Bem-aventurados  os  misericordiosos,  porque  eles alcançarão misericórdia.”  (Mt 5;7). Estes dois ditos são semelhantes, sendo um  longo e o outro curto. Quem foi o primeiro a ensinar ao mundo a importância da misericórdia e a sua grandeza? Sem dúvida que foi Yeshua, o Nazareno, que viveu quase duzentos anos antes de Rabi Gamaliel Barabi!.
2. Disse o Rabi Abahu:  “Um homem deve  sempre  tentar  ser  [parte do grupo] dos perseguidos,  e  não  [ser  parte  do  grupo]  dos  perseguidores,  já  que  não  existe  nenhuma dentre  as  aves  mais  perseguidos  do  que  pombas  e  pombos,  e  ainda  Escritura  os [privilegiou]  serem  preparados  sobre  o  altar 1.  (Talmude  Babilônico,  Bavá  Qamá  93a). Disse Yeshua o Nazareno: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.” (Mt 5:10). Yeshua precedeu a Abahu em 300 anos; por isso não há como argumentar que ele extraiu suas palavras de Rabi Abahu.
3. Resh Lakish disse: “Todo [aquele que] estende a mão contra seu companheiro se chama  iníquo” 2. Yeshua  disse:  “Eu,  porém,  vos  digo  que  todo  aquele  que  se  encolerizar contra  seu  irmão,  será  réu  de  juízo;”  (Mt  5:22).  Entre  estes  dois  princípios  há  uma similaridade  interna  e  não  exterior.  Há  entre  eles  uma  relação  sinalizando  que  os  dois procederam  de  uma  única  origem.  Qual  é  a  origem?  Yeshua,  o Nazareno,  já  que  Resh Lakish não nascera a não ser quase 180 anos depois de Yeshua, o Messias.
4. Disse Rabi Yossi, em [nome de] Rabi Yehudá: “Será, pois, teu sim justiça e o teu não  justiça!”, Abaiê disse:  “que não  fale uma  coisa no coração  e outra pela boca”  (Baba Metsiá 49a). Yeshua, o Nazareno, disse: “Seja, pois, teu falar sim sim e não não” (Mt 5:37). Rabi Yossi e Abaiê ensinaram sua doutrina 250 anos depois de Yeshua.
5. Raba disse: “Todo  [aquele] que perdoa as  suas  retaliações,  são perdoados  todos os seus pecados” (Derech Eretz Zutá 8). Yeshua, o Nazareno, disse: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas,  também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;” (Mt 6:14) – quase 300 anos antes de Raba. Lv 1;14: “E se a sua oferta ao Eterno for holocausto de aves, oferecerá a sua oferta de rola ou de pombinhos;” Talmude Babilônico, Sanhedrin 58b
6. Ensinava Rabi Shimeon bar Eliezer: “Vistes dentre teus dias animais e aves que possuem  criadores  e  eis  que  se  alimentam  estes  seres  e não vivem  em  sofrimento,  e não foram criados a não ser para nós os usemos? E eu, que fui criado para se utilizar da criação, não  terei minhas  necessidades,  pois,  saciadas  e  não  serei  livrado  de  aflições”?  (Talmude Babilônico, Kidushin 82a). Yeshua, o Nazareno, ensinou: “Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis  vós muito mais  do  que  elas?”  (Mt  6:26). Yeshua  ensinou  este  princípio  200  anos antes do Rabi Shimeon bar Eliezer.
7. Rabi Eliezer disse: “Todo aquele que tem uma fatia de pão no seu cesto e diz: que comerei  amanhã?  Este  é  o  que  possui  um  ato  digno  dos  pequenos  de  fé”  (Talmude Babilônico, Sotá 48b). Yeshua, o Nazareno, cem anos antes do grande Rabi Eliezer,  tinha dito: “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber?  ou:  Com  que  nos  havemos  de  vestir?  [...]  Não  vos  inquieteis,  pois,  pelo  dia  de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de  si mesmo. Basta a cada dia o  seu mal.”  (Mt 6:31;34).
8. Rabi  Meir  tinha  dito:  “Na  medida  em  que  um  homem  mede  lhe  medirão.”(Sanhedrin  2b). Yeshua, o Nazareno,  dizia:  “Porque  com  o  juízo  com  que  julgais,  sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.” (Mt 7:2). Rabi Meir viveu e exerceu [seu ministério] quase que 130 anos depois de Yeshua, o Messias.
9. Palavras do Rabi Yochanan, filho de Nafcha: “Diz-lhe: lança o argueiro de entre os  teus  olhos;  diz-lhe: Lança  a  trave  de  entre  os  teus  olhos”  (Talmude Babilônico, Baba Batra 15b). As palavras de Yeshua, o Nazareno, 180 anos antes do Rabi Yochanan: “E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?” (Mt 7:3).
10. Ensinou Elisha  ben Abuyá:  “um  homem  que  tem  boas  obras  e  ensina muito  a Torá, a quem ele se assemelha? Ao homem que constrói pedras em baixo e depois tijolos; e, vindo muitas águas e irem de encontro a elas, não as mudam de lugar. E   um homem que não tem boas obras e estuda a Torá, a quem ele se assemelha? A um homem que construiu inicialmente [com] tijolos e depois [pôs] as pedras; e, vindo então muitas águas correntes, de repente as despedaça [as pedras e os tijolos]” (Pirkêi de-Rabi Natan 24;1-2). Yeshua, o Nazareno, ensinou, quase 200 anos antes de Ben-Abuyá: “E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda” (Mt 7;26-27).
11. Disse  o  Rabi  Shimeon  ben  Gamaliel:  “não  é  o  estudo  o  fundamental,  mas  a prática” (Talmude Babilônico, Avôt 1;7). 100 anos antes deste disse Yeshua: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que  faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7;21).
12. Rabi Tarfon disse: “hoje [o dia está] curto e muita é a obra, e os que trabalham são preguiçosos e o galardão é muito e o dono da casa está necessitado”. Yeshua, o Nazareno, 100 anos antes de Rabi Tarfon, disse: “Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os obreiros” (Mt 9;37).
13. Rabi  Shmuel  haKatan,  disse  aos  seus  discípulos:  “da  forma  como  ensinei [diligentemente] ante vós de graça, do mesmo modo ensinareis [diligentemente] de graça”. 200 anos antes dele, disse Yeshua, o Nazareno, aos seus discípulos: “de graça o recebestes, de graça o daí” (Mt 10;8b).
14. Ensinava Rabi Yirmeyah:  “todo  aquele  que  humilha  a  si  próprio  por  causa  das palavras da Torá neste mundo, será engrandecido no mundo vindouro; e todo [aquele que] se coloca como um servo, por causa das palavras da Torá, neste mundo, será feito livre no mundo vindouro” (Talmude Babilônico, Bavá Metziá, 85b). Ensinou Yeshua, o Nazareno, 200 anos antes daquele: “Porque o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23;12).
15. Yochanan, em [nome de] Rabi Yosef pôs [em questão]: “o Shabat foi entregue em vossas mãos,  e nãos vós  entregues  a  ele  [ao Shabat]”  (Talmude Babilônico, Yomá, 85b). Yeshua, o Nazareno, ensinou: “O Shabat foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do Shabat” (Mc 2;27).
16. Disse Rav Sheshet: “todo [aquele que] olhar para o menor dedo de uma mulher, é como se olhasse para a vergonha [dela]” (Talmude Babilônico, Shabat, 64b). Disse Yeshua, o Nazareno: “qualquer que atentar numa mulher, para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mt 5;28).


Bibliografia usada para consulta:
BEREZIN, Rifka. Dicionário Hebraico-Português. Edusp. São Paulo, 1995.
Bíblia  Sagrada,  tradução:  João  Ferreira  de  Almeida.  Edição  Revista  e  Corrigida.
Sociedade Bíblica do Brasil. São Paulo, 1989. Foram modificados alguns  termos das
citações bíblicas para adequá-lo ao contexto judaico/hebraico referido (N.T.).
EPSTEIN; Rabino Dr. Isidore, The Babylonian Talmud, Jew’s College, Londres.

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