09/10/2012

O Senhor Jesus e a samaritana




Por Fabio Alves




Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4.24).


O texto do Apostolo João começa nos afirmando que o Senhor veio, a saber, que os fariseus tinham ouvido que Ele batizava mais discípulos que João batista. Sua popularidade no norte de Israel era grande e aumentava a cada dia e chegara ao sul isso tirava o sono dos fariseus, pois Jesus estava na Judéia e depois desta informação voltou a Galileia.
Mas antes o texto afirma era necessário passar em Samaria e foi numa cidade chamada Sicar que hoje é a atual aldeia de Askar, ao pé do monte Ebal, a uns mil metros do poço de Jacó, que Jesus se assentou perto da fonte de Jacó, pois estava cansado por conta da viagem.
E era por volta de meio-dia. Aproximou-se uma mulher samaritana que veio tirar água do poço e Jesus lhe disse dá-me de beber. Porem a mulher lhe respondeu, sendo tu judeu pede a mim água que sou mulher e samaritana. Havia uma grande rixa entre judeus e samaritanos e homens não conversavam com mulheres a sós, aqui Jesus quebra todo protocolo da sua época ao estabelecer dialogo com uma mulher e ainda samaritana. (Mt10,5;Jo 8,48;Lc9,52-55;Lc17,16). 

Porém a resposta de Jesus é: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias água e Ele te daria água viva. Aleluia! O Senhor fala sobre o dom de Deus que a samaritana não conhecia. Se ela conhecesse lhe teria pedido. Até ali ela não sabia quem estava falando porque se soubesse entenderia e por fim receberia água viva, que é a palavra vivificada pelo seu Espírito que nos da força para cumpri-la, pois Deus cria o querer e o efetuar e o homem só precisa se entregar sem reservas ao seu Criador na pessoa de Jesus o Senhor.
Porem a samaritana ainda sem entender responde: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens água viva? És tu maior que Jacó, o nosso pai, que nos deu o posso, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos e o seu gado? Ela está tratando do debate entre Judeus e samaritanos afinal de contas era aquele homem maior que Jacó o patriarca e de que seus filhos e que todos que ali se serviram daquele poço e a Deus adoraram. A resposta do Senhor começa a esclarecer a situação: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para vida eterna. Uma água viva é a que o Senhor nos dá água profunda que brota no coração do homem, um rio, uma fonte de vida. Portanto a água que o Senhor dá é a sua palavra que discerne todas as coisas penetra entre a alma e o espírito entre as juntas e a medula, medula onde se renova o sangue fonte de vida da alma. Sua palavra é a sabedoria de Deus aquele que guarda sua palavra não conhecerá a morte mais viverá para sempre. Esta mesma água também simboliza seu Santo Espírito que no crente opera. ( Provérbios 18,4 ; Is 15,1-3; Jo 8,51; Jo 12,50; Dt 30,15-20; Provérbios 13,14  e em João 7,37-41 a água simbolizando o seu Espírito.)
Então a samaritana responde: Senhor dá-me desta água para que eu não tenha mais sede e não venha aqui tirá-la.
Como todo pecador ao se encontrar com Cristo e ao conhecer e receber sua palavra deseja dela se saciar, pois de fato só o Senhor pode saciar a sede de nossa alma. Mas não seremos saciados até que confessemos nossos erros e transgressões e de vez abandonado nossos pecados  nos voltarmos para Deus. Só assim podemos ser totalmente do nosso Senhor que é o nosso verdadeiro marido.
Então disse Jesus: Vai chama o teu marido e vem cá.  A mulher respondeu: não tenho marido. Ela não tinha marido, mas o Senhor responde: Disseste bem não tenho marido, porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disse com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém onde se deve adorar. Todo o dialogo não aponta para cinco maridos e um homem com quem a samaritana era amasiada. Mais para a questão dos samaritanos terem ido para o exílio e ao voltarem ter se misturado com os povos daquela região que adoravam os baalins e que o culto que eles estabeleceram a Jeová não era recebido, pois o mesmo não era seu marido. Em 2 Reis 17,24-41 vemos a origem do problema. Os cinco maridos simbolizam os deuses importados por cinco povoamentos de povos estrangeiros como nos conta o texto acima de 2 Reis. O deus cananeu se chamava Baal, porém esta palavra se tornou comum para se falar de diversos deuses. Nas línguas semíticas a palavra baal significava também marido, portanto vemos aqui um jogo de palavras típico da cultura hebraica como, por exemplo, o texto de Os 2,13-20 que aponta para conversão do povo. Logo o debate foi compreendido por imediato pela samaritana do que Jesus estava tratando e então ela o reconheceu como profeta porem continuou a indagar sobre a questão falando sobre o monte. Este monte em que ela se refere e o monte onde os samaritanos tinham construído um templo que era rival ao de Jerusalém e que foi destruído por Hicarno 129 anos antes de Cristo. Ela lembra que ali adoraram os seus pais, mas que os judeus apontavam para o templo de Jerusalém, vale apena lembrar que esse templo foi construído como fruto da desobediência e não pela vontade de Deus.
O Senhor é aquele que nos surpreende Jesus não volta ao debate com ela sobre a questão do lugar antes lhe anuncia uma boa nova diz Ele:  Mulher crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis ao Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos; porque a salvação vem dos judeus. O Senhor diz que chegou o momento que nem num lugar nem no outro Ele aniquila a questão religiosa, mas não deixa de apontar para o que a escritura anuncia que a salvação vem dos judeus por onde viria o Messias  e também a repreende dizendo que a adoração da mesma não é de fato verdadeira pois ela não conhece o objeto que adora no caso o Deus de Israel que estabeleceu regras claras para sua adoração e que não era observado por ela. Mas o Senhor continua a maravilhá-la quando diz: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e me verdade, por que o Pai procura a tais que assim o adorem.Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
As boas novas de salvação continuam sendo derramadas pela palavra do Senhor. Jesus lhe revela que à hora chegou e que a verdadeira adoração é feita em espírito e em verdade, pois o Senhor é Espírito, ou seja, se faz necessário nascer de novo Jo 3,3; Jo 3,5; Jo 14,26; é importante perceber que este é também o principio do novo culto espiritual que é descrito em Jo 2,20-21; Rm 1,9; Rm 1,16,17; este culto é em verdade porque só ele corresponde a revelação que Deus faz por meio de Jesus Cristo. Este culto é um estilo de vida gerado pelo Espírito e aceito pelo homem na pessoa de Jesus que nos concede tamanha graça! Rm 2,29; Rm 6,3-9. E estes são o que o Pai procura os que se entregam totalmente. Então ela ainda resistente diz: Eu sei que o Messias vem e quando vier nos anunciara tudo. E então o Senhor lhe diz: Eu sou eu que falo contigo. Fico imaginando o impacto desta palavra no coração dela depois de todo dialogo ao fintar aquele homem com seus olhos ternos e cheios de amor ela não resistiu! Assim creio que acontece conosco e com o Espírito Santo que veio nos convencer do pecado da justiça e do juízo. O texto nos diz que os discípulos não entenderam, mas não questionaram e aquela mulher largou tudo e foi até a cidade.  Vinde e vede um homem que disse tudo o que tenho feito; porventura não é este o Cristo. Aleluia! Jesus revela toda condição espiritual em que ela se encontrava e toda a sua pratica pecaminosa correlação ao culto e a adoração, assim ao ser convencida por Deus ela abandona o seu passado e anuncia a Jesus. Isto é o que o Senhor faz com cada um de nós que ao abandonar o passado, façamos como está samaritana, vamos anunciar as Boas Novas de salvação! E diz o texto: Saíram, pois da cidade e foram ter com Ele! Amém!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário