Por Fabio Alves
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito
e em verdade. (João 4.24).
O texto do Apostolo João começa nos afirmando que o Senhor
veio, a saber, que os fariseus tinham ouvido que Ele batizava mais discípulos
que João batista. Sua popularidade no norte de Israel era grande e aumentava a
cada dia e chegara ao sul isso tirava o sono dos fariseus, pois Jesus estava na
Judéia e depois desta informação voltou a Galileia.
Mas antes o texto afirma era necessário passar em Samaria e
foi numa cidade chamada Sicar que hoje é a atual aldeia de Askar, ao pé do monte
Ebal, a uns mil metros do poço de Jacó, que Jesus se assentou perto da fonte de
Jacó, pois estava cansado por conta da viagem.
E era por volta de meio-dia. Aproximou-se uma mulher
samaritana que veio tirar água do poço e Jesus lhe disse dá-me de beber. Porem
a mulher lhe respondeu, sendo tu judeu pede a mim água que sou mulher e
samaritana. Havia uma grande rixa entre judeus e samaritanos e homens não
conversavam com mulheres a sós, aqui Jesus quebra todo protocolo da sua época ao
estabelecer dialogo com uma mulher e ainda samaritana. (Mt10,5;Jo 8,48;Lc9,52-55;Lc17,16).
Porém a resposta de Jesus é: Se tu conheceras o dom de Deus e
quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias água e Ele te daria água viva.
Aleluia! O Senhor fala sobre o dom de Deus que a samaritana não conhecia. Se
ela conhecesse lhe teria pedido. Até ali ela não sabia quem estava falando porque
se soubesse entenderia e por fim receberia água viva, que é a palavra
vivificada pelo seu Espírito que nos da força para cumpri-la, pois Deus cria o
querer e o efetuar e o homem só precisa se entregar sem reservas ao seu Criador
na pessoa de Jesus o Senhor.
Porem a samaritana ainda sem entender responde: Senhor, tu
não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens água viva? És tu
maior que Jacó, o nosso pai, que nos deu o posso, bebendo ele próprio dele, e
os seus filhos e o seu gado? Ela está tratando do debate entre Judeus e
samaritanos afinal de contas era aquele homem maior que Jacó o patriarca e de
que seus filhos e que todos que ali se serviram daquele poço e a Deus adoraram.
A resposta do Senhor começa a esclarecer a situação: Qualquer que beber desta
água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der se fará
nele uma fonte de água a jorrar para vida eterna. Uma água viva é a que o
Senhor nos dá água profunda que brota no coração do homem, um rio, uma fonte de
vida. Portanto a água que o Senhor dá é a sua palavra que discerne todas as
coisas penetra entre a alma e o espírito entre as juntas e a medula, medula
onde se renova o sangue fonte de vida da alma. Sua palavra é a sabedoria de
Deus aquele que guarda sua palavra não conhecerá a morte mais viverá para
sempre. Esta mesma água também simboliza seu Santo Espírito que no crente
opera. ( Provérbios 18,4 ; Is 15,1-3; Jo 8,51; Jo 12,50; Dt 30,15-20; Provérbios
13,14 e em João 7,37-41 a água simbolizando
o seu Espírito.)
Então a samaritana responde: Senhor dá-me desta água para
que eu não tenha mais sede e não venha aqui tirá-la.
Como todo pecador ao se encontrar com Cristo e ao conhecer e
receber sua palavra deseja dela se saciar, pois de fato só o Senhor pode saciar
a sede de nossa alma. Mas não seremos saciados até que confessemos nossos erros
e transgressões e de vez abandonado nossos pecados nos voltarmos para Deus. Só assim podemos
ser totalmente do nosso Senhor que é o nosso verdadeiro marido.
Então disse Jesus: Vai chama o teu marido e vem cá. A mulher respondeu: não tenho marido. Ela não
tinha marido, mas o Senhor responde: Disseste bem não tenho marido, porque
tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disse com
verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor vejo que és profeta. Nossos pais adoraram
neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém onde se deve adorar. Todo o
dialogo não aponta para cinco maridos e um homem com quem a samaritana era
amasiada. Mais para a questão dos samaritanos terem ido para o exílio e ao voltarem
ter se misturado com os povos daquela região que adoravam os baalins e que o
culto que eles estabeleceram a Jeová não era recebido, pois o mesmo não era seu
marido. Em 2 Reis 17,24-41 vemos a origem do problema. Os cinco maridos simbolizam
os deuses importados por cinco povoamentos de povos estrangeiros como nos conta
o texto acima de 2 Reis. O deus cananeu se chamava Baal, porém esta palavra se
tornou comum para se falar de diversos deuses. Nas línguas semíticas a palavra
baal significava também marido, portanto vemos aqui um jogo de palavras típico da
cultura hebraica como, por exemplo, o texto de Os 2,13-20 que aponta para
conversão do povo. Logo o debate foi compreendido por imediato pela samaritana do
que Jesus estava tratando e então ela o reconheceu como profeta porem continuou
a indagar sobre a questão falando sobre o monte. Este monte em que ela se
refere e o monte onde os samaritanos tinham construído um templo que era rival
ao de Jerusalém e que foi destruído por Hicarno 129 anos antes de Cristo. Ela
lembra que ali adoraram os seus pais, mas que os judeus apontavam para o templo
de Jerusalém, vale apena lembrar que esse templo foi construído como fruto da desobediência
e não pela vontade de Deus.
O Senhor é aquele que nos surpreende Jesus não volta ao
debate com ela sobre a questão do lugar antes lhe anuncia uma boa nova diz Ele:
Mulher crê-me que a hora vem em que nem
neste monte nem em Jerusalém adorareis ao Pai. Vós adorais o que não sabeis;
nós adoramos o que sabemos; porque a salvação vem dos judeus. O Senhor diz que
chegou o momento que nem num lugar nem no outro Ele aniquila a questão
religiosa, mas não deixa de apontar para o que a escritura anuncia que a
salvação vem dos judeus por onde viria o Messias e também a repreende dizendo que a adoração
da mesma não é de fato verdadeira pois ela não conhece o objeto que adora no
caso o Deus de Israel que estabeleceu regras claras para sua adoração e que não
era observado por ela. Mas o Senhor continua a maravilhá-la quando diz: Mas a
hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito
e me verdade, por que o Pai procura a tais que assim o adorem.Deus é Espírito,
e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
As boas novas de salvação continuam sendo derramadas pela
palavra do Senhor. Jesus lhe revela que à hora chegou e que a verdadeira
adoração é feita em espírito e em verdade, pois o Senhor é Espírito, ou seja,
se faz necessário nascer de novo Jo 3,3; Jo 3,5; Jo 14,26; é importante
perceber que este é também o principio do novo culto espiritual que é descrito
em Jo 2,20-21; Rm 1,9; Rm 1,16,17; este culto é em verdade porque só ele
corresponde a revelação que Deus faz por meio de Jesus Cristo. Este culto é um
estilo de vida gerado pelo Espírito e aceito pelo homem na pessoa de Jesus que
nos concede tamanha graça! Rm 2,29; Rm 6,3-9. E estes são o que o Pai procura
os que se entregam totalmente. Então ela ainda resistente diz: Eu sei que o Messias vem e quando vier nos anunciara tudo. E então o Senhor lhe diz: Eu sou
eu que falo contigo. Fico imaginando o impacto desta palavra no coração dela
depois de todo dialogo ao fintar aquele homem com seus olhos ternos e cheios de
amor ela não resistiu! Assim creio que acontece conosco e com o Espírito Santo
que veio nos convencer do pecado da justiça e do juízo. O texto nos diz que os discípulos
não entenderam, mas não questionaram e aquela mulher largou tudo e foi até a
cidade. Vinde e vede um homem que disse
tudo o que tenho feito; porventura não é este o Cristo. Aleluia! Jesus revela
toda condição espiritual em que ela se encontrava e toda a sua pratica
pecaminosa correlação ao culto e a adoração, assim ao ser convencida por Deus
ela abandona o seu passado e anuncia a Jesus. Isto é o que o Senhor faz com
cada um de nós que ao abandonar o passado, façamos como está samaritana, vamos
anunciar as Boas Novas de salvação! E diz o texto: Saíram, pois da cidade e
foram ter com Ele! Amém!
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