20/04/2013

A Ressurreição e a Vida




Por Fabio Alves



Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.

Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.

Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus te concederá.

Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.

Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.
João 11:20-27.

Esta passagem das escrituras sagradas traz para cada um de nós uma revelação não só da realidade da Ressurreição, mas de quem é a Ressurreição e a Vida.
Em meio à dor da perda de seu irmão, Marta ouve que Jesus, o seu mestre se aproxima e ela vai a seu encontro e diz que se Jesus estivesse ali no momento que Lázaro estava doente ou morrendo ele não viria a óbito. Provavelmente ela acompanhou diversos milagres de seu mestre e cria que Ele, o seu Senhor poderia restituir a saúde de seu irmão. Marta demonstra uma grande confiança no Senhor quando diz: Tudo o que tu pedires a Deus Ele te concederá. Ela demonstra uma fé viva, uma esperança, mesmo sem saber o que Jesus poderia fazer ela crê. O Senhor responde: teu irmão há de ressuscitar; e o interessante é a resposta, ela diz: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do ultimo dia, aqui  ela lembra do ensinamento do mestre que muito provavelmente ensinou a Marta, Maria e Lázaro sobre a ressurreição do ultimo dia. Porém o que fala a escritura sobre a ressurreição? Vamos nos lembrar que o Novo Testamento está sendo construído e Marta não o conhece e o que existe é a Lei e os profetas. Quando investigamos o Velho Testamento o que ele nos fala sobre o tema? 

Ao observar as escrituras ela aponta para duas formas de ressurreição. A primeira que vamos tratar é a restauração da antiga vida, ou seja depois da pessoa morrer ela volta a viver no mesmo corpo que é corruptível e por isso vai voltar a perecer, a isso vamos chamar de voltar à vida temporal. A escritura nos revela alguns casos  como a restauração do filho da viúva de Sarepta em que o profeta Elias intercede a Deus e o menino volta a viver. 1 Reis 17,1-23. O profeta Eliseu ao interceder pela restauração do filho da Sunamita este volta a viver 2 Reis 4,18-36; e também o caso do homem  ao ser lançado no sepulcro do profeta Eliseu toca nos ossos do profeta e voltou a viver. 2 Reis 13,20-21. Em todos os casos a pessoa voltou a viver em seu antigo corpo que é perecível por causa do pecado. Jesus quando diz que ele vai voltar a viver está dizendo que  está ali um que é maior que Elias e Elizeu, está ali o próprio filho de Deus  a quem tudo pertence e por quem eles no passado operaram tais maravilhas. Mas Marta não se lembrou desta Ressurreição ela achou que Jesus falará da ressurreição do ultimo dia. O que as escrituras nos fala sobre isso?  
Vejamos por exemplo o Daniel 12,2 -3:
   
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.
Aqui o profeta nos informa que na Ressurreição dos últimos dias os justos se levantarão para vida eterna. Em um corpo incorruptível, ou seja que vive para sempre eternamente. Já o profeta Jó nos informa sobre a sua esperança que é viva no Rei da Glória.
Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança.

Chamar-me-ias, e eu te responderia, e terias afeto à obra de tuas mãos.
Jó 14:14-15
Depois de morto o justo ouviria a voz do seu Senhor e voltaria à vida e receberia a mudança de um estado para o outro. Pois Deus tem afeto pela obra das suas mãos. Está mesma idéia encontramos no salmista quando diz:

Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá.
Salmos 49:15
Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
Salmos 73:4
Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.
Salmos 73:24
 E naqueles dias de Marta e Jesus a ressurreição era uma doutrina bastante aceita entre o povo, os essênios e os fariseus. O único grupo que não acreditava na Ressurreição eram os saduceus.

Marta que pelo dialogo que estabelece com o Senhor  parece que  conhecia as escrituras, e como nos revela o evangelho  ela escolhia a melhor parte, estava sempre disposta a aprender com Jesus.
 O próprio Senhor nos fala da realidade da ressurreição quando sita Moises e diz que o nosso Deus não é Deus de mortos mas de vivos.  Porém quando ela fala sobre a Ressurreição do ultimo dia Jesus fala que Ele é a Ressurreição e a vida, ou seja tudo foi feito por Ele, para Ele e subsiste Nele, que concede a vida tanto agora como no por vir. Ele existe por si mesmo e é quem concede a vida tanto para chamar um homem dos mortos e lhe conceder mas um tempo de vida no seu corpo temporal como para chamar o homem para vida eterna.
E sobre essa Ressurreição o mestre pregou claramente. Pois Ele falou sobre a Ressurreição do justo e do injusto como se encontra na escritura e disse claramente qual é o destino dos justos e dos injustos.  Vejamos algumas passagens:
Então os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele, e perguntaram-lhe, dizendo:

Mestre, Moisés nos escreveu que, se morresse o irmão de alguém, e deixasse a mulher e não deixasse filhos, seu irmão tomasse a mulher dele, e suscitasse descendência a seu irmão.

Ora, havia sete irmãos, e o primeiro tomou a mulher, e morreu sem deixar descendência;

E o segundo também a tomou e morreu, e nem este deixou descendência; e o terceiro da mesma maneira.

E tomaram-na os sete, sem, contudo, terem deixado descendência. Finalmente, depois de todos, morreu também a mulher.

Na ressurreição, pois, quando ressuscitarem, de qual destes será a mulher? porque os sete a tiveram por mulher.

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?

Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus.

E, acerca dos mortos que houverem de ressuscitar, não tendes lido no livro de Moisés como Deus lhe falou na sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó?

Ora, Deus não é de mortos, mas sim, é Deus de vivos. Por isso vós errais muito
Marcos 12:18-27
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.

Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;

E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.

Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.

E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
João 5:24-29

E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
 Jo 6,39-40
Todos que se entregarem sem reservas ao Senhor  serão Ressuscitados para vida eterna.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
João 6:54-57
O que se entregou a Jesus o Ungido de Deus participa do seu sacrifício, pois seu corpo foi moído por nossas iniqüidades, e seu sangue derramado por nossas transgressões; nosso velho homem morre com ele na cruz. Tudo se faz novo em nossa mente. Nossa alma é renovada pelo seu Espírito.
O Senhor aqui associa a vida eterna a sua própria obra expiatória na cruz do calvário. A ressurreição dos que vão se salvar esta condicionada a confiança que produziu fidelidade em outras palavras o justo viverá da fé, mas, a verdadeira fé produz naturalmente boas obras. É assim que o incircunciso se torna circunciso pois naturalmente faz as obras da lei pois as têm escritas em seu coração como nos fala o apóstolo Paulo.
Os apóstolos ensinaram Depois da ressurreição e subida aos céus que o Senhor Jesus é a Ressurreição e a vida.
 Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos.
Atos 4:2

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
Romanos 6:3-5

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,

Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,

Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;

Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;

Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.

Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada,

Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.

Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.

Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;

Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,

Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;

E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;

Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor;

Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.
1 Pedro 1:3-25


Amados a Ressurreição temporal de Lázaro sem duvida é uma maravilha dentre as muitas que o Senhor operou. Naquele dia o Senhor surpreendeu a todos e tem em nossos dias operado maravilhas. Então Jesus deixa claro quando diz o que crê em mim mesmo que esteja morto viverá que Ele é quem tem poder para ressucitar dos mortos e dar mais vida temporal, e na mesma frase Ele também revela que é Ele que concede a vida eterna quando diz: E todo aquele que vive e crê em mim jamais morrerá. Quando ela então com todas as letras diz quem é o seu Senhor e em quem sua fé reside o que está para acontecer é um grande milagre Lázaro ressucita depois de quatro dias. 

Jesus venceu a morte Ele é o Eterno Verbo de Deus que se fez carne por amor de nós, e é Ele o filho unigênito do Pai que pode conceder a todos que como Marta se entrega totalmente está mesma vida pela fé. Vida eterna ou como disse o meu Senhor e Salvador Vida e Vida com abundancia.
Por isso se você leu esse texto e não tem uma fé viva como descreve o texto acima nesta ora você pode se entregar a Jesus Cristo e pela fé receber a promessa que em nós já se faz como realidade! Ore assim!

Senhor Jesus eu te entrego a minha alma e te confesso como único e suficiente Salvador,  também Senhor te peço perdão pelas minhas iniquidades e transgreções lavame dos meus pecados e escreve meu Deus e meu Senhor o meu nome no livro da vida. Em teu santo nome Senhor Jesus eu oro amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário