12/06/2013

A pós-modernidade em três tempos:


 Por Fabio Alves

Do ponto de vista econômico e político, a era contemporânea ou pós-moderna apresentou o neoliberalismo como uma alternativa ao socialismo real, ao liberalismo e a social democracia. Esse sistema econômico é aplicado em governos democráticos e em ditaduras conservadoras onde o mercado dirige a economia e tem-se uma diminuição da intervenção estatal, o que na prática aumenta a injustiça social, pois quem controla e regula a economia não é mais o estado, mas o mercado, que tem como objetivo o lucro e não o bem estar social.


Esta era apresentou e tem construído de forma sistemática a ideia de que a verdade não existe, o que existe são as verdades, tudo depende de que ponto você observa. Esta formulação leva muitos a afirmarem que todos os caminhos levam a Deus, pois depende da cultura ou do ponto de partida.

Outro problema é a ideia de família que ganha novos contornos neste tempo onde dois homens ou duas mulheres ou uma avó ou avô ou os dois ou uma mulher sozinha se tornaram chefes provedores do lar. A família que é apresentada na Bíblia é apenas mais um modelo, mas não o modelo de família.

A sustentabilidade do planeta e o meio ambiente é um  problema deste tempo. O consumo é anárquico, mas os recursos são limitados e se esgotam. Como lidar com este problema pensando em todos? A água potável, as terras produtivas e o controle delas é um assunto importante e que envolve uma discussão ampla que vai muito além da política burguesa e de suas pretensões mesquinhas, e a  economia precisa e deve ser encarada do ponto de vista dos de baixo. 

Porem tudo que tem acontecido deve ser encarado por nós não de forma passiva, mas de forma ativa pois nós temos uma cosmovisão que vai de encontro com o sistema mundano que jaz no e com o adversário. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário