01/07/2013

O Senhor Jesus e Pedro na Galiléia





Por Fabio Alves

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras ( Jo21,15-18).


Esta passagem é maravilhosa é aqui que o Senhor Jesus começa a restaurar a vida e o ministério De Simão Pedro que depois de afirmar que morreria com o Senhor ou seja que estava pronto e que sentia pelo Senhor o amor agapé ou amor incodicional, sacrificial o nega tres vezes. Neste jantar informal as margens do mar da galiléia os dicipulos de Jesus tinham voltado para suas antigas tarefas e estavam como adormecidos, ou seja, despercebidos da grade tarefa e da vitória que o Senhor tinha concedido a todos ao ressucitar dos mortos.
Então depois de terem jantado o Senhor pergunta para Simão Pedro se o mesmo o amava em nossa lingua a palavra amor é utilizada pra designar varias formas de sentimento mas no grego temos palavras distintas o que nos da uma noção melhor do dialogo entre o Senhor Jesus e Simão Pedro.
Há três palavras no grego que designam “o amor”, e são elas:  Ágape; Fileos e Eros.
Ágape significa: Amor sacrificial; amor que se doa; amor que se entrega sem reservas, ao ponto de morrer por amor. Fileo significa: Amor de amizade; amor que ama com restrições; amor que pode cessar de acordo com as circunstâncias. Eros que significa amor carnal ou sensual. Quando o Senhor pergunta para pedro pela primeira vez se Ele o ama Jesus usa a palavra agape, ou seja, me amas sem reservas, mas Pedro responde fileos, ou seja, com amor de amigo com reservas, Jesus volta e pergunta se pedro o ama e volta a usar a palavra agape ou seja se pedro se entregaria por ele e Pedro responde que o ama mas volta a usar a palavra fileos com amor de um amigo, não a ponto de morrer por ele. Então da terceira vez o Senhor Jesus pergunta para Simão Pedro se ele o amava com amor fileios, ou seja, amor de um amigo e isso intristeceu Pedro pois o mesmo não o amava  ainda  de forma incondicional, e o mesmo responde tu sabes de todas as coisa tu sabes que eu te amo fileios como amigo. Pedro desta vez fala a verdade que ama o Senhor com reservas mas não a ponto de se entregar totalmente. Mas o Senhor diz a Simão Pedro que no fim da sua vida ele não vai aonde quer e não fará o que quiser João o apóstolo amado nos afirma que Jesus falava de como Pedro no fim de sua vida iria honrar o Senhor com sua morte como nos conta a tradição da igreja.
 Depois do dia de pentecoste em diante vemos um outro Simão Pedro ousado, e que ao ser preso e molestado não teme mas glorifica a Deus e que no fim de sua vida como testemunha fiel morre crucificado de cabeça para baixo pois não se achava digno de morrer como o Senhor! Simão Pedro filho de Jonas depois de pentecostes teve absoluta certeza e confiança ele se entregou sem reservas ao Senhor pois recebeu em seu coração o amor agapé. Que o mesmo Senhor e Deus que encheu Pedro de amor e glória possa te encher e te dar está convicção, está certeza, está fidelidade, está confiança que é proveniente da verdadeira fé que operada por amor faz que nos entreguemos sem reservas a Ele que é digno eternamente amém!




Um comentário:

vinbrasil ltda disse...

É maravilhoso amar a Jesus sem reservas, oamor incondicional deveria estar nos corações dos cristãos, se não deixamos tudo por amor a Cristo não sermos dignos.

Pr. Sérgio - Igreja Unida

Postar um comentário