11/04/2014

Sinais!





Por blog. Shalon Israel.

Um raro evento astronômico (ou Sinal?) será visto amanhã em Israel: um eclipse total da lua que acontecerá na altura que ela surgir no horizonte, e quando começar a escurecer em Israel, neste sábado, ao início da noite, portanto no final do Shabbat, o sábado judaico.
Interessante o espaço de 3 minutos entre o início do eclipse e o pôr-do-sol...
Um eclipse lunar ocorre quando a lua passa por detrás da terra, sendo que a terra bloqueia os raios de sol de atingirem a lua, e isso só acontece quando o sol, a terra e a lua estão perfeitamente alinhados, ou muito próximos disso, com a terra no meio. Daí que um eclipse lunar só pode ocorrer em noite de lua cheia. Ao contrário do que acontece com um eclipse solar, nenhum equipamento especial é requerido para observar um eclipse lunar com segurança, podendo ser visto a olho nu.


A tradição judaica tem visões diferentes sobre o significado místico e escatológico dos eclipses lunares. Por um lado, o Talmud(Tratado Sukkah 29a) diz que os eclipses lunares são um sinal da ira divina sobre o povo judeu por causa de falhas morais, enquanto que os eclipses solares são um mau sinal para as nações não-judaicas; os judeus datam o seu calendário com base nas fases da lua, enquanto que os não-judeus o fazem baseados no ano solar.
Por outro lado, a tradição judaica insiste que os sinais astrológicos e astronômicos não afetam o povo judeu, e que o relacionamento direto dos judeus com Deus ultrapassa quaisquer efeitos "naturais" do movimento dos corpos celestes que podem afetar as outras nações.Nestas ocasiões é normal que a lua se torne "vermelha", às vezes da cor do sangue, o que, segundo o Talmud judaico (livro da tradição) é um mau presságio: "Quando a lua está em eclipse, é um mau sinal para Israel...se a sua face ficar tingida de vermelho cor de sangue, é um sinal de que a espada vai cair sobre o mundo".
  
 AVISOS DE DEUS

A Bíblia revela que os astros foram criados por Deus também para "sinais": "E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus... e sejam eles para sinais e para tempos determinados..." (Génesis 1:14).

Ora esta expressão "sinais" significa não só orientação (para a divisão do tempo e das horas, para navegação, culturas agrícolas, etc.), mas também: avisos. Nos textos abaixo o Senhor Deus revela que os grandes eclipses lunares e solares serão sinais/avisos de que o Seu Juízo está próximo.

A profecia sobre a Vinda do Messias e Rei revela-nos que tal acontecerá depois que haja um grande sinal no sol e na lua (claramente eclipses totais): "E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e, na terra, angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas". (Lucas 21:25). Estes acontecimentos - "sinais" - estão situados logo no final do tempo da Tribulação, ou seja, no final da 70ª semana de Daniel, e este serão de fato “o grande sinal da Vinda do Senhor” questionado pelos discípulos: "...que sinal haverá da Tua vinda e do fim do mundo?" (Mateus 24:3) a que o Senhor respondeu: "...o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz...então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem..." (Mateus 24:29, 30).
Um grande sinal astronômico teve também lugar na hora da crucificação do Filho de Deus, tendo havido escuridão em toda a terra durante o espaço de 3 horas. Claramente um grande eclipse, como "sinal" da ira de Deus: "E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona" (Mateus 27:45). Este momento crucial da História foi também acompanhado de um "grande terremoto", outro "sinal" que contribuiu para a confissão do centurião e dos soldados que estavam junto à cruz (Mateus 27:51, 54).
Os profetas do Velho e do Novo Testamento identificam os"sinais" no sol e na lua como antecedendo o Dia do Senhor (tempo de juízo divino sobre a humanidade rebelde):
"O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor" - Joel 2:31.
"E sucederá que, naquele dia (Dia do Senhor), diz o Senhor, farei que o sol se ponha ao meio-dia e a terra se entenebreça em dia de luz" - Amós 8:9.
"O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor" - Atos 2:20.
"E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue" - Apocalipse 6:12.

ECLIPSES E AS FESTAS JUDAICAS

A RARÍSSIMA CONJUGAÇÃO EM 2014 E 2015

Para os estudiosos da Bíblia e amantes das profecias, a "coincidência" dos eclipses e das Festas do Senhor em Israel é não só um sinal da soberania do Senhor sobre a Sua criação e povo, mas também uma prova de que o Senhor escolheu Israel como o "grande sinal" sobre o qual incidirão também os outros "sinais", incluindo os astronômicos. Ou seja: tudo o que o Senhor revela e executa neste mundo gira à volta de Israel, pois o Senhor determinou que este povo fosse uma "luz para as nações".Ora, luz simboliza também: revelação, direção e entendimento.
A "coincidência" dos sinais astronômicos e a História de Israel no passado é então para nós um aviso daquilo que em breve poderemos ver acontecer neste mundo, ou seja: a vinda do Senhor, o Rei de Israel e o Rei dos reis em poder e glória para resgatar o Seu povo e para trazer o Seu reino eterno!
Vejamos mais em pormenor estas "coincidências" ao longo da História de Israel e do povo judeu:
Desde o ano 1 d.C. já ocorreram 7 eclipses de "lua vermelha" no primeiro dia da Páscoa judaica e no primeiro dia dos Tabernáculos. Três destas ocorrências - as assim chamadas “tetrads judaicas" - estão ligadas aos anos de 1492 (o ano da expulsão dos judeus da Espanha), 1949 (logo a seguir à formação do estado moderno de Israel e Guerra da Independência), e 1967 (a Guerra dos 6 Dias e a reconquista de Jerusalém), sendo estas 3 das datas mais significativas para a História moderna do povo de Israel.

1ª TETRAD JUDAICA (4 ECLIPSES LUNARES EM FESTAS JUDAICAS):

1949 - 2 eclipses lunares totais - ano seguinte à proclamação do estado de Israel
1º eclipse ocorreu no dia da FESTA DA PÁSCOA:
13 de Abril
2º eclipse ocorreu no dia da FESTA DOS TABERNÁCULOS:
7 de Outubro

1950 - 2 eclipses lunares totais
3º eclipse ocorreu no dia da FESTA DA PÁSCOA:
2 de Abril
4º eclipse ocorreu no dia da FESTA DOS TABERNÁCULOS: 26 de Setembro
2ª TETRAD JUDAICA (4 ECLIPSES LUNARES EM FESTAS JUDAICAS):1967 - dias dos eclipses lunares totais  -



GUERRA DOS 6 DIAS E TOMADA DE JERUSALÉM
1º eclipse ocorreu no PRIMEIRO DIA DA FESTA DA PÁSCOA:
24 de Abril2º eclipse ocorreu no PRIMEIRO DIA DA FESTA DOS TABERNÁCULOS:
18 de Outubro

1968 - dias dos eclipses lunares totais
3º eclipse ocorreu no PRIMEIRO DIA DA FESTA DA PÁSCOA:
13 de Abril
4º eclipse ocorreu no PRIMEIRO DIA DA FESTA DOS TABERNÁCULOS:
 6 de Outubro
Estas ocorrências, ou as "tetrads judaicas" acontecerão pela última vez neste século 21 nos anos 2014 e 2015, e não voltarão a ter lugar dos séculos 22 ao 25!
Se a História recente do povo de Israel foi "coincidente" com 2"tetrads" - em 1948/1949 e 1967 - a terceira "tetrad" a ocorrer em 2014 e 2015 poderá trazer algo de muito importante para Israel. Não querendo especular, podemos contudo afirmar que será algo de sobrenatural e que afectará o mundo inteiro.

 2014 - 2015 - TEMPO DA ÚLTIMA "TETRAD", OU CONJUGAÇÃO RARÍSSIMA DAS "LUAS DE SANGUE" E AS FESTAS JUDAICAS
3ª TETRAD JUDAICA (4 ECLIPSES LUNARES EM FESTAS JUDAICAS):


A oitava destas ocorrências desde o ano 1 d.C. terá lugar nos anos de 2014 e 2015.
Será também a terceira "tetrad judaica", a única deste século e que não ocorrerá nos próximos!
Estas ocorrências - "tetrads" - , em que os eclipses totais da lua - tornando-a "vermelha" - coincidem com o início das Festas Judaicas, são muito raras, e passam-se séculos inteiros sem que tal tenha lugar. O que vai acontecer em 2014-2015 é extraordinário, pois haverá a ocorrência de 4 eclipses lunares exatamente durante a observação das Festas da Páscoa e dos Tabernáculos nesses 2 anos!

ANO DE 2014
dia do ECLIPSE SOLAR TOTAL:
20 de Março: 1º dia do calendário bíblico (1 de Aviv)
1º ECLIPSE LUNAR TOTAL:
15 de Abril: 1º Dia da Festa da Páscoa Judaica
2º ECLIPSE LUNAR TOTAL:
8 de Outubro: 1º Dia da Festa dos Tabernáculos
ANO DE 2015
3º ECLIPSE LUNAR TOTAL:
4 de Abril: 1º Dia da Festa da Páscoa Judaica
dia do ECLIPSE SOLAR TOTAL: 13 de Setembro: Início do Novo Ano Judaico
4º ECLIPSE LUNAR TOTAL: 
28 de Setembro: 1º Dia da Festa dos Tabernáculos
Quatro eclipses lunares totais ocorrendo sucessivamente na Páscoa e Tabernáculos em dois anos seguidos é algo de fenomenal! Mas se juntarmos a isso os 2 dias em que ocorrerão eclipses solares nos 2 dias em que começa o calendário judaico - 29 de Adar/1 de Nisan, ou seja: 20 de Março (2 semanas antes da Páscoa) e 1 de Tishri (Ano Novo Judaico), ou seja, 13 de Setembro, só podemos ficar assombrados e expectantes!
Em cada um destes 6 dias sagrados judaicos o sol escurecerá e a lua não dará a sua luz. Tal só aconteceu recentemente em 1949/1950, o ano seguinte à restauração profética de Israel (Ezequiel 37), e em 1967/1968, o ano em que Jerusalém foi libertada, conforme as profecias de Jesus (Lucas 21:24).
O que será que o Deus Todo-Poderoso nos estará a revelar? Para os céticos e troçadores (e eu tenho alguns...), esta descoberta será uma mera coincidência, mas o profeta Daniel informa-nos, para nosso consolo: "Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão" (Daniel 12:10).
Fiquemos atentos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário