12/02/2016

Indo até os confins da terra!




Por Fabio Alves

Mas afinal de contas o que é adoração? E por que devemos adora-lo? O que nos fala a Bíblia sobre adoração?  E a nossa tradição o que diz? São essas respostas que vamos refletir aqui neste pequeno comentário sem nenhuma intenção de esgotar o assunto.
Adoração é atribuir honra , dignidade. E o único digno é Deus, pois os céus e a terra estão cheios de sua Glória, também poderia dizer tudo foi feito por Ele se sustenta Nele e é para Ele!


A palavra adoração tem dois sentidos principais no Antigo Testamento. O primeiro é fazer reverência, inclinar-se e o segundo é temor, respeito, admiração. Podemos então afirmar que adorar é atribuir mérito máximo, prostrar-se declarando a superioridade do outro.
No Novo Testamento além de manter os significados anteriores, adorar ganha novos contornos e significa render-se ou se entregar sem reservas.

Na Nova Aliança  a adoração não precisa de um  lugar especifico Jesus  rompe com o ritualismo que é somente sombra da adoração que será realizada depois do cumprimento da promessa descrita em Joel.

No Novo Testamento a adoração é relacional.  Os verdadeiros adoradores adoram em espírito e em verdade.  João capitulo 3  Jesus  já nos esclarece o que é adorar em espírito – é nascer de Deus, do espírito, homem espiritual, que discerne espiritualmente!
Verdadeiros adoradores adoram em verdade: Adorar em verdade é ser como a verdade, a Bíblia nos diz que o próprio Jesus é a verdade. Tornamo-nos semelhantes a quem adoramos nos revela o salmista.

Jesus diz que Deus está à procura.  Se Deus está à procura significa que nem todos adoram em espirito e em verdade.
Adorar no NT é estar à inteira disposição reconhecendo quem é superior.Tudo vai cessar menos a adoração, pois fomos feitos para o louvor da sua Glória.Glória tem a ver com fama, reputação, o que Deus é, seu próprio eu.

A palavra letreia significa serviço, culto.

Em Êxodo dois Deus chama o povo do Egito para servi-lo  que é igual   a culto que é igual a adoração.
Portanto a primeira ordem de Deus para nós é que o adoremos. Deus resgata o homem para ter comunhão com ele para adora-lo, pois Ele é Deus de relacionamento.
Por isso anunciamos o Evangelho em primeiro lugar  para que o homem o adore e em segundo lugar para que o homem seja salvo!

O centro não é o homem, mas Deus! Existem milhares de pessoas no mundo que não adoram a Deus, não lhe rendem louvor não reconhecem que a terra e os céus estão cheios de sua Glória!

É importante entendermos que só existe um Deus que criou os céus e a terra e por isso Ele não é Deus de um grupo social ou etnia, mas de todos os povos e Ele separou um povo para testemunhar de sua Glória, ou seja, para anunciar seus feitos se rendendo totalmente a sua vontade para que seu nome seja Glorificado na terra assim como é no céu.


A antiga circuncisão era um sinal na carne que lembrava o homem que ele tinha uma aliança com Deus, e que a missão de Israel era trazer o Messias ao mundo ao mesmo tempo em que virava Estado Nação.  Já a Igreja o Israel de Deus tem uma missão diferente. A tarefa da igreja é levar o Messias para o mundo. E se estabelecer como comunidade adoradora em todas às nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário