02/05/2016

Shalom e Kadosh na carta aos hebreus.



Por Fabio Alves
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
 (Hebreus  12;14)
 O autor da carta aos Hebreus lembra aos judeus cristãos da importância da paz e da santificação na caminhada cristã e que sem elas a esperança é nula, pois a fé não é viva, mas morta.
Mas de que paz nos fala o autor? Seria a paz que o mundo conhece? No mundo paz representa ausência de guerra, tranquilidade pública, tratado que mantem este estado, sossego, calma, ser inofensivo,  ausência de conflito de qualquer natureza.  Mas a paz descrita aqui vai muito além desta perspectiva. O termo conhecido no Antigo Testamento é a palavra shalom.

A palavra shalom tem como significado mais comum ser paz ela carrega consigo outras conotações que são somente adquiridas e vividas pelas pessoas que possuem e aprofundam seu relacionamento com Deus podendo viver em suas vidas o significado pleno desta palavra.
Neste relacionamento com o Senhor a palavra shalom vai sendo vivenciada pelo crente e ao mesmo tempo sendo compreendida em seu significado mais global ou inteiro, ou seja, shalom é um estado de paz interior e exterior, é uma saciedade integral, paz material e espiritual é a harmonia do individuo consigo mesmo, com a natureza, com as demais pessoas e com Deus fonte desta paz que é operada pelo amor incondicional.
Só uma pessoa cheia desta paz pode fazer esta afirmação:
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e viu em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Filipenses 4:7-13)
O shalom não depende das circunstâncias exteriores, mas antes do relacionamento continuado com Deus que mantem a pessoa neste estado de graça. Isso leva a pessoa a ter paz com todos. Uma pessoa que esta cheia da paz do Senhor é uma pessoa que já entregou sua vida sem reservas a Ele.
Essa pessoa esta debaixo de seu senhorio e como o Apóstolo Paulo ela pode dizer: Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim. O amor de Deus encheu sua alma o seu desejo é obedecer ao seu Senhor, não pela força ou imposição, mas pelo amor escrito em seu coração.
Conforme cresce o relacionamento, também cresce a intimidade e não tem como o homem se relacionar com Deus e não ter sua mente transformada, a não ser que o mesmo o resista. Se uma pessoa resiste a Deus  de forma insistente e obstinada corre o grave risco de extinguir o Espirito do Senhor de sua vida pondo um fim no relacionamento com Deus e caindo ela da graça fica num estado pior do que o anterior a sua conversão.
Mas aquele que persevera segue a santificação.A palavra aqui é Kadosh que é santo ou separado. Diz o Senhor sede santo como Eu Sou santo. É obvio que ninguém é santo como o Senhor, então o que o texto propõe? O Senhor nos deu uma medida que esta descrita no seu mandamento que diz ama a Deus com todo teu coração, alma, força e entendimento e ao próximo como a ti mesmo.
Se pensarmos na profundidade destes dois mandamentos poderíamos falar como o Apóstolo Pedro se é assim quem poderá se salvar? Mas a resposta do Senhor foi  ao homem é impossível mas a Deus tudo é possível!
Jesus nos enviou seu Santo Espírito para nos exortar, consolar, ensinar, conduzir a toda verdade, mas também para nos dar virtude e poder para obedecermos ao Senhor e cumprirmos com o seu proposito para nossa vida.
E ai se cumpre através da segunda benção o que esta na lei de Moisés o amor foi escrito nos corações para que o povo não pecasse contra o Senhor. Lembre-se o verdadeiro amor exclui todo medo, a verdadeira luz dissipa toda  treva. O Apóstolo Paulo vai nos informar que se estamos em Cristo Jesus recebemos a lei do Espírito.
 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. (Romanos 8.2)
Jesus não nos salva no pecado, Jesus nos salva do pecado. Pois a lei foi derramada em nossos corações e quem ama cumpriu a lei!
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. (Romanos 13:8-10)
Esse amor benevolente ( Ágape) deseja o máximo bem de Deus, o bem estar do próximo e de toda criação.
A santidade proposta pelas escrituras é uma santidade do coração (interior)  e da vida (exterior). Que só pode ser operada pelo amor recebido mediante a fé.

Que no meio de uma geração tão corrupta eu e você respondamos a graça de Deus não de forma parcial, mas, de forma integral! 

Que tenho eu Senhor além de ti! 

Guardando em nós o deposito que foi feito, ou seja, o amor, a fé e a esperança. Assim o autor da carta dos Hebreus nos garante que veremos ao Senhor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário