07/08/2013

O uso do dinheiro


Por Reverendo John Wesley

'Eu vos digo ainda: Granjeai amigos por meio das riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos'. (Lucas 16:9)  
I. Convém ganharmos tudo que pudermos ganhar, mas isto é certo que não devemos fazer; nós não devemos ganhar dinheiro pelo preço da vida, nem pelo preço de nossa saúde. 
II. Não atire seus dons preciosos no mar. 
III. Tendo, primeiro, adquirido tudo que você pôde; economize tudo que você puder; e, então, 'distribua tudo que for possível'.   
(1). Tendo, nosso Senhor, terminado a bonita parábola do Filho Pródigo, que Ele particularmente endereçou àqueles que murmuravam, porque Ele recebia publicanos e pecadores, acrescenta uma outra relação de um tipo diferente, endereçada, preferivelmente aos filhos de Deus. 'Ele disse aos seus discípulos', -- não tanto aos escribas e fariseus, aos quais Ele falara anteriormente: -- 'Havia certo homem rico, que tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de estar dissipando os seus bens. Chamou-o, então, e lhe disse: Que é isso que ouço dizer de ti? Presta contas da tua mordomia; porque já não podes mais ser meu mordomo' (Lucas 16:1-2).  
(2) Depois de relatar o método que o mau mordomo usou para prover contra o dia de necessidade, nosso Senhor acrescenta: 'Seu senhor elogia o mordomo injusto', ou seja, neste aspecto que ele usou de precaução adequada, e acrescenta esta reflexão importante: 'Os filhos deste mundo são mais sábios para com suas gerações, do que os filhos da luz' (Lucas 16:8).  
            Esses que buscam nenhuma outra porção do que este mundo 'são mais sagazes' (não absolutamente, porque eles todos são verdadeiramente tolos; são os mais notórios alienados debaixo dos céus; mas, 'em suas gerações', em seus próprios caminhos, eles são mais consistentes consigo mesmos; eles são mais verdadeiros para com seus princípios reconhecidos; mais prontamente vão ao encalço de seus objetivos), 'do que os filhos da luz'; -- o Unigênito Filho de Deus, o Criador, Senhor e Possuidor dos céus e terra e tudo que nela existe; o Juiz de todos, a quem deveremos 'prestar contas de nossa mordomia', quando 'não formos mais mordomos', nos ensina a este respeito, até mesmo, através do mordomo injusto: 'Eu digo a vocês, façam amigos', através da precaução oportuna e sábia, 'do "mammon" da injustiça'. "Mammon" significa riquezas ou dinheiro. É denominado 'riquezas da injustiça', devido à maneira iníqua como ela é freqüentemente procurada; e mesmo aquela que é honestamente procurada, é geralmente empregada. 'Façam amigos' disto, fazendo todo bem possível, particularmente, aos filhos de Deus; 'para que, quando estas faltarem a você', -- quando vocês retornarem ao pó; quando vocês não tiverem mais lugar debaixo do sol, -- aqueles que foram antes 'possam recebê-los'; possam lhes dar as boas-vindas 'nas habitações eternas'.  
2. Uma ramificação excelente da sabedoria cristã está aqui inculcada, através de nosso Senhor, sobre todos os seus seguidores, ou seja, o correto uso do dinheiro – um assunto largamente discutido a respeito, segundo a maneira deles, pelos homens do mundo; mas não suficientemente considerado por aqueles a quem Deus separou para Si mesmo. Esses, geralmente, não consideram, como a importância do assunto requer, o uso deste dom excelente. Nem entendem como empregá-lo para um proveito maior; a introdução do qual, no mundo, é um dos exemplos admiráveis da sábia e graciosa providência de Deus. Na verdade, esta tem sido a maneira de poetas, oradores e filósofos, em quase todas as épocas e nações, injuriarem contra ele, como o grande corruptor do mundo, a ruína da virtude, a enfermidade da sociedade humana. 
Disto, nada tão comumente ouvido como: 'O ouro é mais danoso do que o aço mais afiado'.
            Disto, a mais lamentável queixa: 'A riqueza, trazida à luz, é incentivo para toda enfermidade'.
            Mais do que isto, um célebre escritor exorta gravemente seus compatriotas, com o objetivo de banir todos os vícios, imediatamente; a 'atirarem todo seu dinheiro no mar'
            Mas isto tudo não é mero discurso vazio? Existe alguma razão sólida nisto? De modo algum. Porque, que o mundo seja tão corrupto como ele deseja, que culpa tem o ouro e a prata nisto? 'O amor ao dinheiro', nós sabemos, 'é a raiz de todo mal'; mas não a coisa em si. A falta não se coloca no dinheiro, mas naqueles que o usam. Ele pode ser usado de maneira errada: e o que não pode? Ele pode, por outro lado, ser usado de maneira correta: Ele é completamente aplicável aos melhores, assim como aos piores fins. É de serviço inexprimível para todas as nações civilizadas, em todas as tarefas comuns da vida. Trata-se do mais compendioso instrumento de transação de todos os tipos de negócios (se nós o usarmos de acordo com a sabedoria cristã), para fazer todo o tipo de bem. É verdade que, estivesse o homem no estado de inocência, ou fossem todos os homens 'preenchidos com o Espírito Santo', como o filho da igreja de Jerusalém, 'nenhum homem consideraria alguma coisa como sua', mas 'distribuição seria feita a todos, conforme suas necessidades', e o uso dele seria suplantado; uma vez que nós não podemos conceber que exista alguma coisa deste tipo em meios aos habitantes do céu. Mas, no presente estado da humanidade, é um excelente dom de Deus, responder às mais nobres finalidades. Nas mãos de seus filhos, haverá comida para o faminto; bebida para o sedento; vestimenta para o nu: Haverá lugar onde o viajante, e o estrangeiro deitem suas cabeças. Através dele, podemos preencher o lugar de um marido para a viúva, e de um pai para o órfão. Talvez, possamos oferecer um amparo para o oprimido, meios de saúde para o doente, conforto a eles que estão com dores; ele pode ser como os olhos para o cego, os pés para o coxo; sim, aquele que ergue os portões da morte!  
3. É, portanto, da mais alta preocupação que todos que temem a Deus saibam como empregar este valioso talento; que eles sejam instruídos em como ele pode responder àquelas gloriosas finalidades, e no mais alto grau. E, talvez, todas as instruções que são necessárias para isto possam ser reduzidas em três regras claras, através da exata observância de onde nós podemos nos confirmar como fiéis mordomos 'das riquezas da iniqüidade'.    
I
  1. O primeiro desses é 'Ganhe tudo que você puder' (quem ouve, que entenda!). Aqui nós podemos falar como os filhos do mundo: Nós os encontramos em seus próprios domínios. E é nosso dever sagrado fazer isto: nós devemos ganhar tudo que pudermos, sem comprar ouro a preço elevado, sem pagar mais por ele do que ele vale. Mas é certo que não devemos ganhar dinheiro ao preço da vida, nem (o que é, em efeito, a mesma coisa), a preço de nossa saúde. Portanto, não ganhar o que quer que possa nos induzir a entrar, ou a continuar em algum empreendimento, que seja de tal tipo, ou atendido com trabalho tão difícil e tão longo, de modo a prejudicar nossa constituição. Nem começarmos ou continuarmos algum trabalho que necessariamente nos prive dos momentos apropriados para a alimentação e sono, na proporção tal, que nossa natureza requeira. 
Na verdade, existe uma grande diferença aqui. Alguns empreendimentos são absolutamente e totalmente danosos à nossa saúde. Como aqueles que implicam o lidar muito com arsênico, ou outros minerais prejudiciais parecidos; ou o respirar um ar envenenado com vapores de chumbo derretido, que, aos poucos destrói a mais firme constituição. Outros até nem podem ser tão prejudiciais, mas apenas para pessoas de constituição fraca. Estes são aqueles que requerem muitas horas, escrevendo, especialmente se uma pessoa escreve sentada, e se debruça sobre seu estômago, ou permanece longo período em uma postura desconfortável. Mas qualquer que seja ele, que a razão ou a experiência mostre ser destrutivo para a saúde ou força, não devemos nos submeter, uma vez que 'a vida é mais' valiosa 'do que a carne; e o corpo, que a vestimenta'. E se nós estamos prontamente engajados em tal empreendimento, podemos trocá-lo, tão logo quanto possível, por algum que, embora diminua nosso ganho, não irá, entretanto, diminuir nossa saúde. 
2. Em segundo lugar, ganhar tudo que pudermos, sem ferir nossa consciência, não mais do que nosso corpo. Porque nem nós podemos fazer isto. Nós devemos preservar, de qualquer maneira, o espírito de uma mente saudável. Portanto, não devemos nos engajar ou continuar em algum comércio pecaminoso; algum que seja contrário à lei de Deus, ou de nosso país. Tais são todos aqueles que necessariamente implicam em roubarmos ou defraudarmos o rei em suas taxas legais. Porque é, no mínimo, tão pecaminoso defraudar o rei em seu direito, como é roubar os pertences de nossos companheiros. Outros empreendimentos existem que, embora inocentes, em si mesmos, não podem agora continuar inocentes, pelo menos, não na Inglaterra; tal, por exemplo, que não permita uma manutenção competente, sem fraude, mentira, ou conformidade com alguns costumes que não são consistentes com uma boa consciência: Esses, igualmente, devem ser sagradamente evitados, qualquer ganho que eles possam atender, em se seguir o costume do comércio; uma vez que, para ganharmos dinheiro, não devemos perder nossas almas. Existem, ainda assim, outros, que muitos buscam, com perfeita inocência, sem ferirem quer seus corpos ou suas consciências. E, mesmo assim, você não deverá mantê-los: Quer porque possam envolver você, com uma empresa que poderia destruir sua alma; e, por experimentos repetidos parecer que você não poderá separar uma coisa da outra; ou porque exista uma idiossincrasia, -- uma peculiaridade na constituição de sua alma (como existe na constituição corpórea de muitos), pela simples razão, de que aquele empreendimento é mortal para você, o qual para uma outra pessoa poderia parecer seguro. 
Assim, eu estou convencido, dos muitos experimentos, que eu não posso estudar, para algum grau de perfeição, quer Matemática, Aritmética, ou Álgebra, sem ser um Deísta, se não, um Ateísta: E, ainda assim, outros podem estudá-los, e viverem todas as suas vidas, sem experimentarem qualquer inconveniência. Ninguém, portanto, pode aqui determinar para o outro, mas cada homem deve julgar por si mesmo, e abster-se do que ele, em particular, considera que seja danoso para sua alma. 
3. Em terceiro lugar, ganhar tudo que pudermos, sem ferir nosso próximo. Mas isto, não devemos, não podemos fazer, se nós amamos nosso próximo como a nós mesmos. Se nós amamos a todos, como a nós mesmos, não podemos afligir quem quer que seja em sua essência. Não podemos impedir o progresso de suas terras, e, talvez, as próprias terras e casas, através do jogo, do aumento das contas (quer por conta de gastos médicos, ou lei, ou qualquer outra coisa), ou exigindo ou tendo tal interesse, o que até mesmo as leis de nosso país proíbem. Por meio disto, toda penhora é excluída: uma vez que, qualquer bem que pudermos fazer por meio disto, todos os homens imparciais verão com aflição ser abundantemente preponderado pelo mal. E, mesmo que fosse ao contrário, ainda assim, nós não admitiríamos 'fazer o mal para que o bem possa vir'. Não podemos, consistentes com nosso amor fraternal, vender nossos bens abaixo do preço de mercado; nós não podemos planejar arruinar nosso próximo que é comerciante, com objetivo próprio; muito menos podemos induzir ou receber algum de seus servos ou trabalhadores dos quais ele tem necessidade. Ninguém pode ganhar, consumindo os bens de seu próximo, sem ganhar a condenação do inferno!  
4. Nem podemos ganhar, ferindo nosso próximo em seu corpo. Portanto, não podemos vender coisa alguma que tenda a prejudicar a saúde. Tal como é, eminentemente, todos aqueles líquidos inflamáveis, comumente chamados de bebida alcoólica, ou líquidos espirituosos. É verdade que esses podem ter aplicação na Medicina; eles podem ser usados em algumas doenças corpóreas; embora existam raras oportunidades para eles, não fosse a inabilidade do médico. Portanto, tais que os preparam e vendem, apenas para esta finalidade, podem manter suas consciências limpas. Mas quem são eles? Quem os prepara e vende, apenas com este objetivo? Vocês conhecem, pelo menos, dez destes destiladores na Inglaterra? Então, excetue esses, mas todos os que os vendem, do modo comum, a qualquer um que possa comprar, são envenenadores em geral. Eles matam os súditos de sua Majestade, em grande quantidade, e não têm piedade ou indulgência. Eles os dirigem para o inferno, feito carneiros. E qual é o ganho deles, afinal? Não é o sangue desses homens? Quem, então, invejaria suas grandes propriedades e suntuosos palácios? Uma maldição está no meio deles: A maldição de Deus transpassa as pedras, a madeira, a mobília deles. A maldição de Deus está em seus jardins, suas passarelas, seus bosques; um fogo que queima até os confins do inferno! Sangue, sangue lá está: O alicerce, o chão, os caminhos, o telhado estão sujos de sangue! E tu esperas, ó homem de sangue, embora tu estejas 'vestido em escarlate e fino linho, e muito suntuosamente todos os dias'; entregar teus campos de sangue para a terceira geração? Não será desta forma: porque existe um Deus nos céus: Portanto, teu nome será, em breve, arrancado pela raiz. Como aqueles a quem tu tens destruído, o corpo e a alma, 'tua memória perecerá contigo!'.
  5. E não são parceiros da mesma culpa, embora em um grau menor, os cirurgiões, farmacêuticos, ou médicos que brincam com as vidas ou saúde dos homens, para aumentarem seus próprios ganhos? Os que propositadamente prolongam a dor ou doença que eles são capazes de remover rapidamente? Os que retardam a cura do corpo de seus pacientes, com o objetivo de despojarem de seus bens? Pode algum homem, que não encurta toda doença, 'tanto quanto ele puder', e remover toda enfermidade e dores, 'tão logo ele possa', estar limpo, diante de Deus? Ele não pode: porque nada pode ser mais claro do que aquele que não 'ama seu próximo, como a si mesmo'; do que aquele que não 'faz aos outros, o que ele gostaria que fosse feito a si mesmo'.  
6. Este é um ganho a preço alto. E assim é, o que quer que seja buscado, ferindo nosso próximo em sua alma; ministrando, supõe-se, tanto direta, quanto indiretamente, à sua falta de decência, ou intemperança, o que, certamente, ninguém, que tenha algum temor de Deus, ou algum desejo real de agradar a Ele, poderá fazer. Isto, aproximadamente diz respeito a todos que consideram que têm alguma coisa a ver com as tavernas, os estabelecimentos comerciais, as casas de espetáculos, aos teatros, ou qualquer outro lugar de diversão pública moderna. Se estes beneficiarem as almas dos homens, você esteja certo de que seu empreendimento é bom, e seu ganho inocente; mas se eles são tanto pecaminosos em si mesmos, ou uma entrada natural para o pecado de vários tipos, então, teme-se que você tenha um triste relato a ser feito. Cuide, a fim de que Deus não diga naquele dia: 'Estes pereceram em suas iniqüidades, mas o sangue deles eu vou requerer de tuas mãos!'.  
7. Para que se observem essas precauções e restrições, é um dever sagrado de todos que estão engajados nos negócios mundanos, seguirem a primeira e grande regra da sabedoria cristã, com respeito ao dinheiro: 'ganhe tudo que você puder'. Ganhe tudo que você puder, através de empresas honestas. Use toda diligência possível em seu chamado. Não perca tempo. Se você entende a si mesmo, e sua relação com Deus e homem, você sabe que não poderá poupar quem quer que seja. Se você entende seu chamado particular, como você deve, você não terá tempo a perder. Todo negócio irá dispor de algum empreendimento suficiente para todo dia e toda hora. Que, onde quer que você esteja colocado, se você seguir na honestidade, você não achará tempo livre para diversões tolas e inúteis. Você terá sempre alguma coisa melhor para fazer; alguma coisa que irá ser proveitosa a você, mais ou menos. E 'o que quer que suas mãos encontrem o que fazer, faça-o, com toda tua força'. Faça, tão logo seja possível: Sem demora! Não protele para o dia seguinte, ou para a hora seguinte! Nunca deixa para amanhã o que você pode fazer hoje. E faça tão bem quanto possível. Não durma ou boceje sobre ele: coloque toda tua força no trabalho: não poupe dores. Não deixe coisa alguma ser feita pela metade, ou de maneira inadequada ou descuidada. Não deixe coisa alguma em seu trabalho, sem ser feita, se ela pode ser feita, com esforço e paciência.  
8. Ganhe tudo o que você puder, pelo bom-senso, aplicando em seus negócios, todo o entendimento que Deus tem dado a você. É surpreendente observar, quão poucos fazem isto; como os homens seguem as mesmas pegadas melancólicas de seus antepassados. Mas o que quer que aqueles que não conhecem a Deus façam, isto não servirá de regra para você. É vergonhoso para um cristão não progredir mais do que eles, no que quer que tenha nas mãos. Você deverá aprender continuamente da experiência de outros, de sua própria experiência, lendo, e refletindo, para fazer tudo que você tiver que fazer, melhor hoje, do que fez ontem. E veja que você pratique o que quer que tenha aprendido, para que você possa fazer o melhor de tudo aquilo que está em suas mãos.  
II
  1. Tendo adquirido tudo que você puder, pela sabedoria honesta e diligência incansável, a segunda regra da prudência cristã é: 'poupe tudo que você puder'. Não atire seu talento precioso no mar: Deixe esta tolice para os filósofos pagãos. Não jogue fora, em gastos inúteis, o que é o mesmo que atirar ao mar. Não empregue parte alguma dele, meramente para gratificar o desejo da carne, o desejo dos olhos ou o orgulho da vida. 
2. Não gaste qualquer parte de tão precioso talento, meramente para gratificar os desejos da carne; procurando os prazeres do sentido, de qualquer tipo; particularmente, prolongando o prazer do paladar. Eu não estou dizendo, para evitar a glutonaria e bebedeira apenas: um pagão honesto poderia condenar estes. Mas existe uma espécie de sensualidade regular e conceituada; um elegante epicurismo, que não imediatamente ataca o estômago, nem (conscientemente, pelo menos), prejudica o entendimento. E ainda assim (para não mencionar outros efeitos dela agora), ela não pode ser mantida sem um gasto considerável. Arranque fora esta despesa! Despreze a iguaria e variedade, e seja consistente com o que a natureza simples requer.
  3. Não gaste qualquer parte de tão precioso talento, meramente em gratificar o desejo dos olhos, através de vestimentas supérfluas e caras, ou através de ornamentos desnecessários. Não gaste parte dele em curiosamente adornar suas casas; em mobílias supérfluas ou caras; em quadros, pinturas, decoração, livros, dispendiosos; em elegante preferivelmente a jardins úteis. Deixe que seus vizinhos, que não conhecem coisa alguma melhor, façam isto: 'permita que os mortos enterrem seus mortos'. Mas 'o que é isto para ti?', diz seu Senhor: 'Segue-me'. Você está disposto: então, você é capaz de fazê-lo. 
4. Não disponha de coisa alguma para gratificar o orgulho da vida, para ganhar a admiração ou louvor dos homens. Este motivo de gasto é freqüentemente entrelaçado com um ou ambos dos primeiros [acima citados]. Os homens são dispendiosos em alimento, vestuário, ou mobília, não apenas para agradar seu apetite ou para gratificar seus olhos, sua imaginação, mas por causa de sua vaidade também. 'Por quanto tempo tu fazes bem a ti mesmo, os homens irão falar bem de ti'.  Por quanto tempo tu 'te vestires em linho púrpura, e fino, e quanto mais suntuosamente', todos os dias, não tenha dúvida de que muitos irão aplaudir tua elegância de gosto, tua generosidade e hospitalidade. Mas não compre os aplausos, assim tão caros. Antes, contente-se com a honra que vem de Deus.  
5. Quem gastaria alguma coisa, em gratificar esses desejos, se ele considerasse que gratificá-los é aumentá-los? Nada pode ser mais certo do que isto: A experiência diária mostra que, quanto mais eles são prestigiados, mais eles aumentam. Quando quer, portanto, que você gaste alguma coisa para agradar seu paladar ou outros sentidos, você paga muito mais pela sensualidade. Quando você dispõe seu dinheiro para agradar seus olhos, você dá muito mais para o aumento da curiosidade, -- devido a um apego mais forte a esses prazeres que perecem ao uso. Enquanto você está obtendo alguma coisa que os homens usam para aplaudir, você está adquirindo mais vaidade. Você não tinha, então, suficiente de vaidade, sensualidade e curiosidade antes? Existe necessidade de alguma adição? E você pagaria por ela também? Que tipo de sabedoria é esta? Não seria uma tolice menos danosa, literalmente atirar seu dinheiro ao mar?  
6. E por que você desperdiçaria dinheiro com seus filhos, mais do que consigo mesmo em comidas finas, em vestimentas alegres e caras, em superficialidade de algum tipo? Por que você granjearia mais orgulho ou luxúria para eles; mais vaidade, ou desejos tolos e danosos? Eles não querem coisa alguma mais; eles já têm o suficiente; a natureza tem feito provisão para eles: por que você seria ainda mais dispendioso para aumentar a tentação e armadilhas, e afligi-los com muito mais tristezas? 
7. Não deixe que eles despedissem. Se você tiver um bom motivo para crer que eles iriam desperdiçar o que está agora em seu poder, para gratificar, e, por meio disto, aumentar o desejo da carne, o desejo dos olhos, ou o orgulho da vida, arriscando as almas deles, ou a sua própria, não coloque essas armadilhas no caminho deles. Não ofereça seus filhos ou suas filhas para Belial, não mais do que a Moloch [ídolo fenício]. Tenha pena deles, e remova de seu caminho, o que você facilmente pode prever poderia aumentar os pecados deles, e, conseqüentemente, lançá-los, mais profundamente, na perdição eterna! Quão surpreendente, então, é a obsessão desses pais, que pensam que eles nunca poderão deixar o suficiente para seus filhos! O que? Você não pode deixar a eles suficiente flechas, tições, e morte? Não pode deixar suficientes desejos tolos e danosos? Suficiente orgulho, luxúria, e vaidade ambiciosa? Não pode deixar suficiente fogo eterno? Pobre miserável! Tu temes o que não deverias temer! Certamente, tanto tu quanto eles, quando erguerem seus olhos no inferno, terão suficiente dos 'vermes que nunca morrem', e de 'fogo que nunca se extingue!'. 
8. O que vocês fariam, então, se vocês estivessem em meu lugar? Se vocês tivessem uma fortuna considerável para deixar? Quer faça isto ou não, eu sei o que eu devo fazer: Isto não admite dúvida alguma razoável. Se eu tivesse um filho, mais velho ou mais jovem, que soubesse o valor do dinheiro; um que eu acreditasse poderia fazer uso correto dele, eu penso que seria meu dever absoluto e indispensável deixar para aquele filho a maior parte de minha fortuna; e aos demais, exatamente o que possibilitaria a eles viverem da maneira como eles estavam acostumados a viver. Mas, como, se todos os seus filhos forem igualmente ignorantes do uso correto do dinheiro? Eu devo, então (palavra dura! Quem pode ouvi-la?), dar a cada um o que os manterias ainda na miséria, e concederia aos demais, da maneira que eu julgasse seria mais para a glória de Deus.  
III
  1. Mas que nenhum homem imagine que terá feito o suficiente, meramente por chegar assim tão longe, 'ganhar e poupar tudo que ele possa', se parar por aqui. Tudo isto é nada, se um homem não seguir adiante, se ele não objetivar tudo isto para uma finalidade mais além. Nem, de fato, um homem pode propriamente dizer que poupou alguma coisa, se ele apenas juntar seu dinheiro. Você pode igualmente atirar seu dinheiro no mar, tanto quanto enterrá-lo. E pode enterrá-lo, assim como colocá-lo em seu cofre, ou no Bank of England. Não usá-lo é efetivamente atirá-lo fora, Se, na verdade, você 'faz de si mesmo, amigo do mamon da injustiça', acrescente a terceira regra às duas precedentes. 
1º. Ganhe tudo que você puder;
2º. Poupe tudo que você puder;
3º. Distribua tudo que você puder.
  2. Com o objetivo de ver o fundamento e a razão disto, considere que, quando o Senhor dos céus e terra o trouxe para a existência, e o colocou neste mundo, ele o colocou aqui, não como proprietário, mas como mordomo. Como tal, Ele confiou a você, para uma temporada, os bens de vários tipos; mas a propriedade única destes repousa sobre Ele, e não pode ser alienada Dele. Assim como você não se pertence, mas a Ele, tal é, igualmente, tudo que você desfruta. Tal é sua alma e seu corpo, que não são seus, mas de Deus. E assim são seus bens, em particular. E Ele tem dito a você, nos termos mais claros e categóricos, como você deve empregá-los para Ele, de tal maneira que ele possa ser um sacrifício santo, e aceitável através de Jesus Cristo. E por esse serviço leve e fácil, ele promete a recompensa com o peso eterno da glória.
  3. As direções que Deus nos deu, no tocante ao uso de nossos bens mundanos, podem ser resumidas nos seguintes detalhes. Se você deseja ser um mordomo fiel e sábio, daquela porção dos bens de seu Senhor, que Ele, no presente, colocou em suas mãos, com direito a recuperá-los, quando quer que agrade a Ele, Em Primeiro Lugar, providencie as coisas necessárias para si mesmo; alimento, vestimentas, o que quer que a natureza, moderadamente, requeira para preservar o corpo na saúde e força. Em Segundo Lugar, providencie estes para sua esposa, filhos, servos, ou alguns outros que pertençam à sua casa. Se quando isto for feito, existirem algumas sobras, então, 'faça o bem àqueles que são seus familiares na fé'. Se ainda restar mais alguma coisa, 'se tiver oportunidade, faça o bem a todos os homens'. Ao fazer isto, você estará dando tudo que você pode; mais do que isto, em um sentido mais profundo, tudo que você tem: Porque tudo que é disposto desta forma, é realmente dado para Deus. 'Retribua a Deus as coisas que são de Deus', não apenas, pelo que você dá ao pobre, mas também, pelo que você gasta ao providenciar coisas necessárias para si mesmo e seus familiares.  
4. Se, então, a qualquer tempo, uma dúvida surgir em sua mente, com respeito ao que você irá gastar, quer consigo mesmo ou alguma parte de sua família, você tem uma maneira correta de removê-la. Calmamente e seriamente pergunte-se: 
(1)   Ao fazer isto, eu estou agindo de acordo com meu caráter? Eu não estou agindo como um proprietário, mas como um mordomo dos bens do Senhor? 
(2)   Eu estou fazendo isto, em obediência à sua Palavra? 
(3)   Eu posso oferecer esta ação, este gasto, como um sacrifício para Deus, através de Jesus Cristo? 
(4)   Eu tenho razão para crer que por esta mesma obra, eu deverei receber a recompensa do justo?
  Você raramente necessitará de alguma coisa mais, para remover qualquer dúvida que surja em sua cabeça; mas por estas quatro considerações, você irá receber uma luz clara de qual caminho você deverá seguir.
  5. Se alguma dúvida ainda permanecer, você pode examinar você mesmo ainda, através da oração, de acordo com aqueles questionamentos. Tente dizer ao Pesquisador dos corações, se sua consciência não o condenar: 'Senhor, tu vês que eu estou usando esta soma, em alimento, vestimenta, mobiliário. Tu sabes que eu ajo, com um olho puro, como um mordomo de teus bens, gastando a porção deles, no cumprimento do objetivo para o qual tu os confiaste a mim. Tu sabes que eu faço isto, em obediência ao Senhor, como tu ordenaste, e porque tu ordenaste isto. Eu imploro a ti que permita que isto seja um sacrifício santo e aceitável, por meio de Jesus Cristo! E permita-me dar o testemunho de que, por este trabalho de amor, eu receberei a recompensa, quando tu irás recompensar cada homem de acordo com suas obras'. Agora, se sua consciência testemunhar com o Espírito Santo de que esta oração é agradável a Deus, então, você não tem razão para duvidar, mas aquele gasto é correto e bom, e, como tal, nunca irá envergonhá-lo. 
6. Você está vendo o que é 'fazer de si mesmo, amigo do espírito da iniqüidade', e, por quais meios, você pode assegurar que 'quando você faltar, eles poderão recebê-lo nas habitações eternas'. Você está vendo a natureza e o comprimento da prudência verdadeiramente cristã, no que se refere ao uso daquele grande talento, o dinheiro. Ganhe tudo que você puder, sem ferir, quer a si mesmo ou seu próximo, na alma ou corpo, aplicando-se a isto, com diligência ininterrupta e com todo o entendimento que Deus tem lhe dado: -- poupe tudo que você puder, eliminando toda despesa que sirva apenas para favorecer os desejos tolos; para gratificar os desejos da carne, os desejos dos olhos, ou o orgulho da vida; não desperdice nada, vivendo ou morrendo, no pecado ou insensatez, quer por você mesmo, ou seus filhos; -- e, então, dê tudo que você puder, ou, em outras palavras, dê tudo que você tem a Deus. Não se restrinja, como um judeu, preferivelmente do que um cristão, desta ou daquela porção. 'Retribua a Deus', não um décimo, uma terça parte, ou metade, mas tudo que é de Deus, seja mais ou menos; empregando tudo, para si mesmo, seus familiares, seus familiares na fé, e toda a humanidade, de tal maneira, que você possa dar um bom relato de sua mordomia, quando você não mais puder administrar; da maneira que os oráculos de Deus direcionam, ambos, por meio de preceitos gerais e específicos; de tal maneira que, o que quer que você faça, isto 'seja um sacrifício de cheiro suave a Deus', e que cada ato possa ser recompensado naquele dia, quando o Senhor virá com todos os seus santos.  
7. Irmãos, nós podemos ser mordomos sábios, e fiéis, sem que assim manejemos os bens do Senhor? Nós não podemos, como testificam os oráculos de Deus e nossa própria consciência. Então, por que devemos demorar? Por que nós conferenciamos com a carne e sangue, ou homens do mundo? Nosso reino, nossa sabedoria não é deste mundo: costumes pagãos não têm nada a ver conosco. Nós não seguimos homens, mais do que eles são seguidores de Cristo. Ouça a Ele. Sim. Hoje, enquanto é chamado hoje, ouça e obedeça a Sua voz! Nesta hora, e a partir deste momento, faça a vontade Dele: Cumpra Sua Palavra, nisto, e em todas as coisas! Eu imploro a você, em nome do Senhor Jesus, aja de acordo com a dignidade de seu chamado! Não mais indolência! O que quer que sua mão encontre o que fazer, faça-o com toda sua força! Não perca mais tempo! Elimine todos os gastos com a exigência da moda, capricho, ou carne e sangue! Não cobice mais! Mas empregue tudo que Deus confiou a você, para fazer o bem, todo bem possível, de toda maneira e grau possíveis, aos seus familiares da fé, e a todos os homens! Esta não é uma parte pequena 'da sabedoria do justo'. Dê tudo que você tem, assim como, tudo que você é, como um sacrifício espiritual a Ele, que não reteve Seu Filho de você; seu único Filho: Assim sendo, 'armazenai, para si mesmos, um bom alicerce contra o tempo que está por vir, para que você possa alcançar a vida eterna!'.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário