12/01/2016

O Apóstolo Inglês John Wesley.


Por Fabio Alves


João Wesley foi criado dentro da Igreja da Inglaterra e debaixo de uma rígida disciplina familiar, foi um exímio estudioso da Bíblia e um evangelista que buscava a perfeição cristã porém lhe faltava algo. Foi a experiência do coração estranhamente aquecido que mudou definitivamente a vida de Wesley e marcou definitivamente a historia da igreja não só na Inglaterra como no mundo. Deus restaurava a verdadeira religião, a do coração aquecido.
 João Wesley representa esta retomada de pentecostes onde os apóstolos com seus corações abrasados pelo Santo Espírito de Deus começam a mudar a história do mundo através das boas novas de salvação. Da mesma forma Wesley e seus metodistas  incendeiam a fria e burocrática Inglaterra do século XVIII. Mudando assim o clima espiritual daquele país.


Gostaria de destacar alguns pontos que são muito importantes para mim como a idéia de que a salvação não vem por esforço mais pelo contato intimo com nosso salvador pela fé essa idéia encontrada em Wesley é atualíssima e de certa medida precisa ser resgatada.

A chamada ao novo nascimento em contraproposta a teologia da prosperidade que hoje tem assolado ate denominações de origem wesleyana. Como esse conceito em Wesley é importante e atual.  O cristianismo como religião social e comunitário. Sua vida e obra teológica cristalizam a ideia da santidade pessoal e social.

João Wesley identificava a santidade com a plenitude. A santidade em Wesley passou a significar completa dedicação da vida, da mente, do coração, da alma, e da força a pessoa de Jesus Cristo. E o oferecimento de todos os pensamentos palavras e ações como um sacrifício espiritual. Ou seja a ideia de Wesley da salvação se opõe a toda noção de libertação parcial do mal. Para ele, a alma verdadeiramente salva é aquela redimida.

A fé é um dom de Deus, uma capacidade forjada no ser humano para que ele perceba e responda ao reino espiritual. A fé é a porta a santidade a casa da verdadeira religião. Ou seja o que João Wesley mais quis demonstrar com sua teologia pratica é que começamos pela fé e permanecemos em santidade pois se a fé é verdadeira produz bom fruto. Para o homem do coração aquecido nada substitui o amor a perfeição cristã significa ardor de sentimentos a santidade significa desejos e sentimentos santos. Significa amar o que devemos amar. Para Wesley a santidade produz  felicidade afinal de contas nossa alegria vem do Senhor.

O evangelista Wesley recupera métodos tão maravilhosos como a visita de casa em casa, as pequenas sociedades onde os crentes em nosso Senhor podem ser tratados na fé de forma mais acabada a centralidade do ágape e a insistência em uma vida santa e reta mudaram completamente a mentalidade da Inglaterra do século XVIII.

Estes grupos em Wesley não eram opcionais mais obrigatórios como parte do aprendizado  do processo religioso. A participação dos leigos em Wesley é algo que diferencia seu movimento sem falar na participação das mulheres e jovens que encontram nas sociedades wesleyanas espaço para desenvolverem a sua fé. Os pobres e excluídos sociais não encontram só ajuda material mais educação e ajuda espiritual.

 Além das sociedades, Wesley desenvolveu três cultos caracteristicamente metodista para aprofundamento da vida espiritual.  O primeiro era o culto da vigília, realizado todos os meses, originalmente na sexta- feira, essa pratica surge entre os mineiros de Kingswood. A segunda foi o culto de aliança ou reunião de testemunho. No primeiro domingo os metodistas eram convocados a participar de uma aliança coletiva prometendo devoção a Deus por meio de Jesus Cristo, com coração e alma. O terceiro culto era a festa do ágape pois a maioria de clérigos da época de Wesley expulsavam os metodistas da igreja oficial não permitindo que os mesmos tomassem a santa ceia,  então as sociedades organizaram este culto.

João Wesley não somente concebeu o ideal evangelizador em termos de apelo e compreensão, implementando de forma eficiente, como também colocou por trás de seu esforço uma vitalidade disciplinada. Em Wesley disciplina significa liberdade.  Wesley nunca foi refém da carne. Seu corpo foi servo de sua vontade. A vitalidade do velho Wesley era de impressionar e não era só uma vitalidade física mais acima de tudo espiritual.  Wesley Apóstolo e pregador incansável me inspira como crente que deve crescer na graça, no conhecimento e na pratica e vitalidade de nosso Senhor Jesus Cristo.

                                            Prédio onde Wesley ministrava.


Um comentário:

Alexandre disse...

A paz Pr. Fábio !
Venho parabenizá lo pelo excelente estudo. Deus continue te abençoando.
Pr. Alexandre Araujo

Postar um comentário