10/01/2017

No caminho de Damasco!




Por Fabio Alves



Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer. Atos (9 . 1-6).

É graças ao encontro de Paulo com o Senhor Jesus no caminho de Damasco que este fariseu zeloso de sua doutrina e prática religiosa tem a sua vida transformada. A partir deste momento, nem ele nem o grupo judaico conhecido como "O caminho" seria mais o mesmo e estava começando uma jornada que chegaria aos nossos dias. Esse encontro é muito importante, pois depois dele, a história deste até então temido fariseu não seria mas a mesma. 

Lucas ao descrever Atos capítulo 9, nos revela dois momentos importantes, o primeiro  é Saulo o perseguidor implacável partindo para mais uma missão ao qual o mesmo é voluntário para acabar com uma seita que o mesmo julgava herética e perversa. E depois do encontro de Damasco o capítulo termina com o mesmo Paulo sendo perseguido por causa do anuncio das boas novas de Cristo Jesus, o seu Senhor . 
O Senhor Jesus Cristo depois do encontro em Damasco se tornou o centro da vida deste homem chamado Paulo de Tarso que afirma: fui crucificado com Cristo, agora não vive mais eu mais Cristo vive em mim. Paulo passa a ter certeza absoluta que Cristo está vivo. Esta ênfase faz parte da predica do apóstolo. 

Paulo não aprendeu com ninguém, sua teologia vem do próprio Jesus. Foi com Ele que o apóstolo aprendeu e a partir de sua experiência é que o mesmo desenvolveu sua cristologia. Sua cristologia se baseia em Cristo e este crucificado. Este era o tema de sua pregação. 

Paulo  estava convicto que Jesus Cristo é a ultima intervenção de Deus na história, em termos de revelação, o que se trata neste momento é da justificação do homem e anular o poder do pecado sobre ele.

Jesus é Deus homem que num primeiro momento nos livra da escravidão do pecado e que no fim quando os filhos de Deus se manifestarem com o filho de Deus, toda natureza e nós que agora com ela gememos seremos livres da escravidão física. 

 “O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;

 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
 Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
 Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
 Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
 Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?
 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” ( Romanos 8. 17-26).

Jesus Cristo é o grande vencedor e concede aos que se entregam sem reservas a vitória total e final. Ele é o Senhor revelado na carne, o Verbo que se esvazia e se faz menor que os anjos para de forma redentora salvar os que Nele creem.

"Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
 Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória.
 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?
 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
 Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo."  

( I Co 15. 52-57)

Jesus destruiu o poder do inimigo e nos libertou totalmente e em breve veremos a incorruptibilidade em nós se manifestar.

“Dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz,

 E que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;
 em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados;
 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.
 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;”
 ( Colossenses 1.12-17).

Paulo afirma que Jesus é o filho de Deus que é Deus Bendito e Eterno e é através dele que temos a redenção. Na teologia apresentada pelo apóstolo, em nenhum momento Jesus é inferior ao Pai ou ao Espírito Santo, mas tem a mesma essência dos dois e quando estava aqui na terra Ele revelou a imagem do Deus invisível e que tudo foi criado por Ele e para Ele foram feitas todas as coisas. 
Jesus é o filho de Deus e é o próprio Deus e esta descoberta que Paulo fez no caminho para Damasco que mudou totalmente a sua vida. 

Depois disso, de fato, o homem de Tarso não podia ser mas o mesmo. Mas as surpresas para este fariseu não param por ai. É através do filho de Deus que o mesmo Senhor reconcilia a humanidade consigo mesmo. 

Para o apóstolo não a duvidas, Jesus é Deus e sempre foi Deus eterno que se esvaziou se fazendo menor que os anjos por amor a humanidade se deu para aquele que se entregasse sem reservas tivesse a vida eterna.

O apostolo Paulo afirma que Jesus veio ao mundo para salvar o pecador e livrar o homem do julgo do pecado. Jesus, o Messias é o grande libertador do homem pois Ele aniquila o pecado no homem que se entrega e crê. 
Para Paulo a lei era incapaz de livrar o homem do pecado mas agora, pela graça podemos ser livres do pecado para vivermos em santidade e é por isso que ele, Paulo dá graças pelo Senhor Jesus Cristo que foi moído por nossas iniquidades e derramou seu sangue por nossas transgressões como nos afirma o profeta Isaías.

Para Paulo a salvação é possível por causa da morte do Senhor na cruz e de sua ressurreição ao terceiro dia. A salvação que é operada não por obras de homens, mas pela fé no filho de Deus, pois pela fé, Deus atribui retidão ao homem, mas para isso se faz necessário que o homem creia e se arrependa dos seus pecados mudando de vida, pois o mesmo passa por uma metanóia, ou seja, mudança de mente não vivendo mais pelo seu ego depravado e adâmico, mas vive agora Cristo nele o seu Senhor, pois morremos pro pecado e para o sistema mundano porque agora vivermos para Cristo e para Ele somente.

O Cristo Paulino não é só o sustentador e criador mas tudo converge para Ele.
O universo esta muito aquém daquele que fora criado por Deus, a queda o afetou e por isso a obra de Jesus o Messias vai muito além de salvar o homem da segunda morte.

A obra de Cristo Jesus liberta o universo e em Cristo somos nós e todo o cosmo uma nova criação. Todas as coisas nele são renovadas, Paulo está em efésios dando uma dimensão cósmica para obra de Cristo pois todas as coisas nos céus e na terra serão unidas debaixo de Cristo como nos informa John Stott. Tudo que foi criado por Cristo e para Cristo e são sustentadas por Ele serão no fim, unidas em Cristo e se submeterão a Ele pois o mesmo é o herdeiro de todas as coisas. 

Para o apóstolo Paulo Cristo é o Criador, Mantenedor, Redentor, a Causa e a finalidade do universo. Jesus esta acima de tudo e tudo lhe pertence Ele é o Senhor e a Ele que Paulo de Tarso se entrega totalmente vendo Nele o cumprimento das promessas feitas ao seu povo e a todos os povos da terra e sabendo que Nele, somente em Jesus Cristo a verdadeira Redenção pro homem e para toda criação de Deus nos céus e na terra. 

Paulo, um homem que tinha as mesmas paixões do que nós, mas que ao crer tem a sua vida transformada de tal maneira que sua poderosa mensagem inspirada por Deus me alcançou e a milhões e milhões de pessoas tem alcançado ao longo dos séculos

Nenhum comentário:

Postar um comentário