Por Fabio Alves
Saulo, porém, respirando ainda ameaças
e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, e
pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso
encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos
a Jerusalém.
Mas, seguindo ele viagem e
aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do
céu; e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por
que me persegues?
Ele perguntou: Quem és tu, Senhor?
Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra
na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer. Atos (9 . 1-6).
É graças ao encontro de Paulo com o
Senhor Jesus no caminho de Damasco que este fariseu zeloso de sua doutrina e
prática religiosa tem a sua vida transformada. A partir deste momento, nem ele
nem o grupo judaico conhecido como "O caminho" seria mais o mesmo e
estava começando uma jornada que chegaria aos nossos dias. Esse encontro é
muito importante, pois depois dele, a história deste até então temido fariseu
não seria mas a mesma.
Lucas ao descrever Atos capítulo
9, nos revela dois momentos importantes, o primeiro é Saulo o perseguidor
implacável partindo para mais uma missão ao qual o mesmo é voluntário para
acabar com uma seita que o mesmo julgava herética e perversa. E depois do encontro
de Damasco o capítulo termina com o mesmo Paulo sendo perseguido por causa do
anuncio das boas novas de Cristo Jesus, o seu Senhor .
O Senhor Jesus Cristo depois do
encontro em Damasco se tornou o centro da vida deste homem chamado Paulo de
Tarso que afirma: fui crucificado com Cristo, agora não vive mais eu mais
Cristo vive em mim. Paulo passa a ter certeza absoluta que Cristo está vivo.
Esta ênfase faz parte da predica do apóstolo.
Paulo não aprendeu com ninguém, sua
teologia vem do próprio Jesus. Foi com Ele que o apóstolo aprendeu e a partir
de sua experiência é que o mesmo desenvolveu sua cristologia. Sua cristologia
se baseia em Cristo e este crucificado. Este era o tema de sua pregação.
Paulo estava convicto que Jesus
Cristo é a ultima intervenção de Deus na história, em termos de revelação, o
que se trata neste momento é da justificação do homem e anular o poder do
pecado sobre ele.
Jesus é Deus homem que num primeiro
momento nos livra da escravidão do pecado e que no fim quando os filhos de Deus
se manifestarem com o filho de Deus, toda natureza e nós que agora com ela
gememos seremos livres da escravidão física.
“O Espírito mesmo testifica com o
nosso espírito que somos filhos de Deus;
e, se filhos, também herdeiros,
herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos,
para que também com ele sejamos glorificados.
Pois tenho para mim que as
aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há
de ser revelada.
Porque a criação aguarda com
ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
Porquanto a criação ficou sujeita
à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na
esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da
corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a
criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só
ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós
mesmos, aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
Porque na esperança fomos salvos.
Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o
espera?
Mas, se esperamos o que não
vemos, com paciência o aguardamos.
Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na
fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito
mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” ( Romanos 8. 17-26).
Jesus Cristo é o grande vencedor e
concede aos que se entregam sem reservas a vitória total e final. Ele é o
Senhor revelado na carne, o Verbo que se esvazia e se faz menor que os anjos
para de forma redentora salvar os que Nele creem.
"Eis aqui vos digo um mistério:
Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar
de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão
ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque é necessário que isto que
é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se
revista da imortalidade.
Mas, quando isto que é
corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir
da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a
morte na vitória.
Onde está, ó morte, a tua
vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?
O aguilhão da morte é o pecado, e
a força do pecado é a lei.
Mas graça a Deus que nos dá a vitória por
nosso Senhor Jesus Cristo."
( I Co 15. 52-57)
Jesus destruiu o poder do inimigo e nos
libertou totalmente e em breve veremos a incorruptibilidade em nós se
manifestar.
“Dando graças ao Pai que vos fez
idôneos para participar da herança dos santos na luz,
E que nos tirou do poder das
trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;
em quem temos a redenção, a
saber, a remissão dos pecados;
o qual é imagem do Deus
invisível, o primogênito de toda a criação;
porque nele foram criadas todas
as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam
dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para
ele.
Ele é antes de todas as coisas, e
nele subsistem todas as coisas;”
( Colossenses 1.12-17).
Paulo afirma que Jesus é o filho de
Deus que é Deus Bendito e Eterno e é através dele que temos a redenção. Na
teologia apresentada pelo apóstolo, em nenhum momento Jesus é inferior ao Pai
ou ao Espírito Santo, mas tem a mesma essência dos dois e quando estava aqui na
terra Ele revelou a imagem do Deus invisível e que tudo foi criado por Ele e
para Ele foram feitas todas as coisas.
Jesus é o filho de Deus e é o próprio Deus
e esta descoberta que Paulo fez no caminho para Damasco que mudou totalmente a
sua vida.
Depois disso, de fato, o homem de Tarso
não podia ser mas o mesmo. Mas as surpresas para este fariseu não param
por ai. É através do filho de Deus que o mesmo Senhor reconcilia a humanidade
consigo mesmo.
Para o apóstolo não a duvidas, Jesus é
Deus e sempre foi Deus eterno que se esvaziou se fazendo menor que os anjos por
amor a humanidade se deu para aquele que se entregasse sem reservas tivesse a
vida eterna.
O apostolo Paulo afirma que Jesus veio
ao mundo para salvar o pecador e livrar o homem do julgo do pecado. Jesus, o
Messias é o grande libertador do homem pois Ele aniquila o pecado no homem que
se entrega e crê.
Para Paulo a lei era incapaz de livrar
o homem do pecado mas agora, pela graça podemos ser livres do pecado para
vivermos em santidade e é por isso que ele, Paulo dá graças pelo Senhor Jesus
Cristo que foi moído por nossas iniquidades e derramou seu sangue por
nossas transgressões como nos afirma o profeta Isaías.
Para Paulo a salvação é possível por
causa da morte do Senhor na cruz e de sua ressurreição ao terceiro dia. A
salvação que é operada não por obras de homens, mas pela fé no filho de Deus,
pois pela fé, Deus atribui retidão ao homem, mas para isso se faz necessário
que o homem creia e se arrependa dos seus pecados mudando de vida, pois o mesmo
passa por uma metanóia, ou seja, mudança de mente não vivendo mais pelo seu ego
depravado e adâmico, mas vive agora Cristo nele o seu Senhor, pois morremos pro
pecado e para o sistema mundano porque agora vivermos para Cristo e para Ele
somente.
O Cristo Paulino não é só o sustentador
e criador mas tudo converge para Ele.
O universo esta muito aquém daquele que
fora criado por Deus, a queda o afetou e por isso a obra de Jesus o Messias vai
muito além de salvar o homem da segunda morte.
A obra de Cristo Jesus liberta o
universo e em Cristo somos nós e todo o cosmo uma nova criação. Todas as coisas
nele são renovadas, Paulo está em efésios dando uma dimensão cósmica para obra
de Cristo pois todas as coisas nos céus e na terra serão unidas debaixo de
Cristo como nos informa John Stott. Tudo que foi criado por Cristo e para
Cristo e são sustentadas por Ele serão no fim, unidas em Cristo e se submeterão
a Ele pois o mesmo é o herdeiro de todas as coisas.
Para o apóstolo Paulo Cristo é o Criador,
Mantenedor, Redentor, a Causa e a finalidade do universo. Jesus esta acima de
tudo e tudo lhe pertence Ele é o Senhor e a Ele que Paulo de Tarso se entrega
totalmente vendo Nele o cumprimento das promessas feitas ao seu povo e a todos
os povos da terra e sabendo que Nele, somente em Jesus Cristo a verdadeira
Redenção pro homem e para toda criação de Deus nos céus e na terra.
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