03/04/2017

Perfeição cristã





Por Fabio Alves

Quando abraão era de noventa e nove anos de idade, apareceu-lhe Jeová e disse: Eu Sou Deus todo Poderoso; anda diante de mim e sê Perfeito. Gn 17;1

Quando pensamos na doutrina da perfeição cristã não podemos desassociá-la do Antigo Testamento, pois, muitos dos conceitos do cristianismo primitivo nascem em primeiro lugar em Israel, dentro da cultura judaica. A doutrina da perfeição cristã é uma delas.

Segundo nos informa William M. Greathouse uma leitura mas apurada do Antigo Testamento nos levaria a uma compreensão de perfeição espiritual que seria melhor entendida como isenção de culpa perante Deus e retidão de coração e de vida. É este o conceito que é a raiz do ensino de perfeição cristã no Novo Testamento e na tradição Wesleyana.
No Antigo Testamento as palavras que são traduzidas como perfeito poderiam ser traduzidas como: Isento de culpa, inteiro, sincero,completo, correto de coração ou puro de coração. Estes termos nos ajudam a entender o que a doutrina Wesleyana entende por perfeição cristã.

Ninguém descorda que Deus é absolutamente perfeito e nós relativamente perfeitos.
 Quando nos relacionamos com Deus em sinceridade e fidelidade somos aperfeiçoados em amor e isso só é possível pela fé. Os homens no Antigo Testamento eram considerados justos diante de Deus pois, o seu relacionamento com o grande Eu Sou os transformava gradualmente a imagem daquele que os chamou. Contudo sempre ficavam aquém da  lei moral do Senhor.

 A explicação  para isso é simples o homem esta preso ao tempo histórico, ao espaço geográfico que pertence, aos limites culturais de sua geração, a herança adâmica ... porém podemos observar nas escrituras exemplos de homens como Henoc, Noé e Jó que foram  considerados justos diante de Deus.

No Novo Testamento vemos que o cordeiro de Deus se manifestou para tirar o pecado do mundo, seu corpo foi moído por nossas iniquidades e seu sangue derramado por nossas transgressões o castigo que nos trás a paz estava sobre Ele, como nos informa o profeta Isaías.

 O apóstolo Paulo nos fala que da mesma forma que Abraão foi justificado pela fé nós também o somos, e que a lei de Deus é boa, mas uma outra lei opera no homem é a lei do pecado.

 Paulo diz graças a Deus por Jesus Cristo que nos concedeu a lei do Espírito que nos libertou da lei do pecado nos conduzindo para cumprir a lei de Deus no amor, pois nele se cumpre toda lei e neste mesmo amor não a condenação! Este amor divino tudo pode, tudo crer, tudo espera, tudo suporta.

 Quem vive pelo Espírito já crucificou a carne. Se morremos com Cristo com Ele e Nele viveremos. Não estamos mas sujeitos ao governo das obras da carne porque o Espírito habita em nós, ou seja, em Cristo podemos vencer o poder do pecado. Mas não se esqueça ainda estamos no mundo e estamos sujeitos ao pecado, isso não quer dizer que vamos pecar, mas quer dizer que se pecarmos,  lembra-te, tens um bom advogado no céu nos alerta o apóstolo João.  Ainda por conta da temporalidade e da ignorância também estamos presos ao erro, me lembrei neste momento do que disse Charles Wesley a todo momento Senhor eu preciso do mérito de tua morte.

Ouve, ó Israel; Jeová , nosso Deus, é o único Deus. Amarás pois, a Jeová, teu Deus, de todo teu coração, e de toda tua alma, e de todas as tuas forças. Estas palavras que eu hoje te intimo estarão sobre o teu coração; tu a inculcarás ao teus filhos e delas falarás, sentado a tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao te levantar-te. Dt 6; 4-7.

Em outro momento o Senhor nos diz que escreverá esta lei em nossos corações para que não venhamos mais pecar contra Ele. Louvado seja o Senhor que realizou está promessa através de seu filho amado Jesus Cristo nos concedendo assim o seu Espírito para que andemos em novidade de vida. Afinal de contas não vive mais eu mas Cristo vive em mim.

No sermão do monte disse o Senhor Jesus: A Candeia do corpo são os olhos. Se estes, pois, forem simples, todo teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, todo teu corpo ficará às escuras. Se, portanto, a luz que a em ti são trevas, quão densas são as trevas. Mt 6;22,23.

O Reverendo John Wesley comenta: O que o olho é para o corpo, a intenção é para alma... Se teu olho for único, fixado apenas em Deus, todo teu corpo será repleto de santidade e felicidade. O cristão perfeito é o que faz tudo para glória de Deus.

Se entregar totalmente é ter uma visão única, ter um espírito desinteressado no que diz respeito ao seu próprio ego. É estar por inteiro na relação com Deus, ou seja, não guardar reservas!

 É na maravilhosa presença de Deus que somos aperfeiçoados. É através desta relação que nos tornamos completos. Poderia também dizer íntegro, reto, virtuoso, justo.
Em Cristo Jesus o Senhor nos escolheu para sermos irrepreensíveis diante dele em amor.

Assim foi nosso pai na fé abraão que se entregou ao Senhor e creu na sua promessa, assim também, querido  leitor, sigamos nós  crendo que Ele completará a boa obra que começou em nós e por isso perseveraremos até o fim com toda sinceridade e bom propósito que vem da palavra de nosso Senhor. 

Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação  do mundo para sermos santos e sem defeito perante ele; e em amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos por Jesus Cristo para si mesmo, conforme o beneplácito da sua vontade. Ef 1;4,5.

Enfim o Senhor nos chama para sermos corretos de coração  e andarmos na sua divina luz assim como Ele na luz está. O filho fala as palavras do Pai faz ás obras que viu o Pai fazer quem olha para Ele vê o Pai e quem o ama faz sua vontade e sua vontade é a vontade do Pai. O desejo do Pai é que todos creiam no filho do seu amor: Jesus em quem sua alma se alegra!


Fomos transportados do império das trevas para o Reino de Deus e se somos filhos nosso desejo é honra-lo e obedece-lo como o Filho Jesus o Cristo fez! Santidade ao Senhor é nosso estilo de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário