10/10/2016

A geografia dos grupos sociais.



Por Fabio Alves.  ( Resenha do livro Usos e costumes dos tempos Bíblicos)

A palestina do tempo de Jesus está sob o domínio de Roma. O imperialismo romano contem as mesmas marcas do imperialismo atual: metrópole rica e subúrbios pobres. É neste contexto e nesta realidade que estava vivendo o povo de Israel. Se por um lado o jugo romano trouxe “paz”, por outro, os impostos eram altos e a qualidade de vida baixa. O que fazia com que a população gemesse e orasse por uma solução vinda da parte de Deus.
Neste período histórico é que se dá  a manifestação de Jesus, o Senhor dos senhores, o Ungido de Deus, que em seu tempo encontra diversos grupos sociais que são também partidos, denominações religiosas. São esses grupos sociais:


Samaritanos
Os samaritanos tomaram o nome da cidade de Samaria, capital do reino do norte de Israel, A partir do período dos reis Onri e Acabe.  A cidade de Samaria foi destruída pelos assírios em 721 antes de cristo, e cerca de 27 mil pessoas das classes dos governantes dos artesãos mais hábeis foram deportados para a assíria e dispersos.
Como parte da política assíria, a liderança da cidade passou a outros povos vassalos, afim de que a falta de comunicação com trabalhadores locais combinada com a gratidão que os novos administradores sentiam pelos assírios por dar-lhes uma posição de autoridades resultassem numa situação estável e pacífica. As coisas, porém, não deram muito certo. O número de animais selvagens aumentou na região numa taxa alarmante, causando a morte de muitas pessoas.
Os recém-chegados acreditavam que, esses ataques significavam que eles não estavam adorando o deus de Samaria da maneira adequada. Um dos sacerdotes do exílio foi enviado de volta para ensinar a fé judia e ele estabeleceu um santuário religioso em Betel. Como resultado, formou-se uma religião sincretista entre a adoração de javé e a adoração dos deuses locais dos novos governantes de Samaria.
Alguns cidadãos do Reino do norte que não tinham sido levados adoravam em Jerusalém.
Com a instauração do império Persa e o regresso dos Judeus os Samaritanos em sua maioria ficaram alarmados por ser a capital do sul rival da antiga capital do norte. Os samaritanos foram rechaçados pelos judeus por causa de sua natureza sincretista.
Toda rivalidade entre norte e sul estava viva e estava longe de ser superada.
Essa animosidade  era antiga reporta-se ao tempo em que as doze tribos ocuparam Canaã.
As tribos do norte se separaram das do sul por uma linha de fortalezas cananitas, e quando Davi tornou-se Rei ele governaria sobre todo o Israel ou seja sobre dois reinos unidos, assim foi também com seu filho Salomão mas a seguir ouve a divisão e depois disso só se aumentou a rivalidade entre os nortistas e sulistas de Israel. Mas tarde parece que um grupo de samaritanos estabeleceu a adoração ao Senhor em Siquém, centralizado no monte Gerazim e uma fé distinta se estabeleceu gradualmente.
Os samaritanos aceitaram o Pentateuco em sua língua como leitura autorizada e essa posição foi refletida em seu credo:  Só há um Deus ; Moises foi o seu profeta e voltará um dia como restaurador, algumas vezes chamado de “Messias”.
Por causa da diferença de credo, existia uma forte diferença entre os que adoravam no monte e os que adoravam no templo restaurado.
Apesar do Senhor em varias oportunidades ter ressaltado o lado bom dos samaritanos, Jesus segue a lógica teológica da maioria dos judeus e faz o embate  pratico com os samaritanos. Pois disse o Senhor nós judeus sabemos o que falamos.

Os Helenistas e os Hassidim
Os helenistas e os hassidim se separam durante o período da conquista grega. Os gregos não só conquistaram diversos territórios mas levaram com eles sua cultura e estilo de vida que foi em parte adotado por muitos judeus.
A corrupção de parte da elite judaica que subornava governantes gregos para receberem favores deles ao mesmo tempo em que adotavam seu estilo de vida.  O momento mais  critico desta relação foi quando os judeus apoiaram os gregos egípcios contra os gregos da síria. O rei grego sírio que tinha como projeto uma helenização  radical de seus súditos no caso dos judeus tentou eliminar o próprio judaísmo e teve apoio desta elite corrupta. Mas esses mesmo governantes só o apoiaram em parte. Aceitou-se  um sumo sacerdote chamado Jasão, que construiu um ginásio na cidade e encorajou os jovens a usarem roupas gregas.
Mesmo depois da revolta dos macabeus os judeus helenistas continuaram com grande prestigio político.  O povo comum, homens piedosos e os hassidim resistiram fortemente ao processo de helenização, pois criam que os jovens estavam sendo atraídos pelo estilo decadente de vida dos gregos.
Os hassidim eram homens religiosos e o nome significa piedoso e gracioso os hassidim resistiram ao processo de helenização sendo o seu contra ponto.
Quando os macabeus se revoltaram contra os sírios, os hassidim se prepararam para participar da luta pela liberdade religiosa. Porém, quando os sucessores asmoneus dos macabeus se envolveram no conflito pelo poder e trabalharam com os helenistas em sua própria comunidade e com os gregos em Antioquia, eles foram abandonados pelos hassidim que preferiram ser fieis a sua fé religiosa. Os asmoneus seguiram sua aliança com os helenistas. No Novo Testamento não se menciona os helenistas e os hassidim, mas os seus sucessores são bem conhecidos por todos nós.

Os saduceus.
 Os saduceus foram os sucessores dos helenistas e mantinham-se no poder ainda como classe rica e reinante, identificando-se com o sumo sacerdócio e com o pensamento grego.
Eles achavam o mundo um lugar bom para se viver e estavam mais interessados no aqui e agora e eram contrários a doutrina da ressurreição do juízo e vida. Rejeitavam a ideia da ressurreição em favor da doutrina grega de imortalidade da alma, e criam na possibilidade de demonstrar que a ressurreição corporal era ridícula. Limitaram o Canon aos cinco livros de Moises. Os saduceus rejeitavam qualquer crença em anjos e espíritos e seguiam a moral do bom senso, o bem e o mal criam eles, resultavam dos atos pessoais. Os saduceus nos dias do Senhor Jesus eram maioria no Sinédrio e o sumo sacerdote era saduceu. Foram os saduceus que mandaram matar Jesus. Eles se opunham ao  Senhor Jesus  pois o Senhor era contrario a sua doutrina e a ressurreição de lazaro botou em cheque a sua existência como partido. Queriam preservar seu status quo e por isso mataram o Senhor pois se sentiam ameaçados por Jesus. Esse agitador Galileu estava tirando o sono do sumo sacerdote da classe dominante hebreia e a solução era silenciado a todo custo.
O Senhor Jesus e os saduceus tiveram vários embates.
 Os herodianos , fariseus, essênios e zelotes são oriundos dos hassidim.

Os Herodianos.
 Os Herodes eram uma família edomita e governavam o país. Os herodianos são aqueles que apoiavam e seguiam os Herodes. Os herodianos aceitavam o bem que Herodes o Grande fizera por Jerusalém ao ter construído o templo e seu intermédio era visto por muitos melhor que a relação direta com os romanos. O seu estilo de vida era mundano e nada religioso. Os herodianos  fizeram oposição a João Batista e a Jesus por dois motivos: O primeiro era o seu estilo de vida e o segundo é que se sentiam ameaçados em seu status quo.   
Os herodianos se opunham ao Senhor pois seus ensinos são totalmente contrario ao estilo de vida de Herodes e dos herodianos.

Os fariseus.

Os fariseus seguiam uma linha direta a partir dos hassidim. Seu nome significa os que separam. Avia cerca de seis mil deles dos dias de Jesus. Acima de tudo os mais, eles se preocupavam com sua fé religiosa, e criam que o exílio resultara da quebra da Lei de Deus por parte de seus ancestrais. Queriam ser legalmente puros, separados de qualquer contaminação. Acreditavam que a diferença entre puro e impuro estava relacionado à obediência da lei. Puro: obediência legal da lei. Impuro: significava a desobediência da mesma. No desejo de cumprir os seiscentos e trinta mandamentos do Torá e porque muitos deles não são específicos causaram debates infindáveis.
Isso levou os fariseus a inventarem um conjunto de regulamentos destinados a impedir que as pessoas quebrassem a lei. Então era necessário contar historias para ilustrar os princípios da lei e as decisões da lei deviam ser transmitidas a outros. A responsabilidade por esse aspecto do trabalho foi dada aos escribas e avia varias escolas diferentes de interpretação. A escola de pensamento estrito era dirigida por Shammai, que descendia de uma família rica e aristocrática. A escola tolerante de pensamento era dirigida por Hillel, que vinha da classe media e compreendia o povo. As diferenças de interpretação se tornaram problemas graves, de modo que pediram a Jesus que desse sua opinião sobre as conflitantes leis do divórcio. As interpretações da lei que eram feitas pelos fariseus não tinham inserção nas grandes multidões ao contrario o Senhor Jesus falava para milhares. Os fariseus acreditavam nas doutrinas históricas do judaísmo: Na unidade, Santidade, e Providencia de Deus, Na Ressurreição, na alma imortal trazendo reavivamento do corpo, e no juízo final e eleição de Israel. Eles davam dizimo de tudo que possuíam e pesavam por uma vida de boa moral. Os fariseus, sobreviveram a todos os outros grupos e, à medida que suas tradições progrediam, se tornaram os fundadores do judaísmo moderno. Os grandes embates entre Jesus e os fariseus e que a doutrina de Jesus falava de uma mudança do interior do homem que refletia no seu exterior, e a doutrina dos fariseus era apenas ritos e obediência exterior da sua interpretação da lei. Os fariseus por causa de suas tradições colocaram sobre o povo um fardo legalista pesado que os mesmos jamais cumpriram enquanto o Senhor Jesus expôs  lei como ela é e ao contrario dos fariseus cumpriu toda a lei porque tinha sobre ele o espírito da lei.
Os fariseus eram corruptos, perversos, atores que não agiam de acordo com o espírito da lei. E vista dessa falsa espiritualidade sendo centro de sua fé, eles se voltaram contra Jesus juntamente com outros grupos.

 Os Essênios

Os Essênios foi um partido que no tempo de Jesus reunia mais ou menos quatro mil pessoas. Quando possível eles reunião em comunidades particulares e viviam de modo reminiscente dos monges nos mosteiros da Europa medieval. Havia um noviciado de dois estágios. No final do primeiro período faziam um ritual de purificação e no final do segundo o noviço se tornava um membro pleno da comunidade, tinha permissão para fazer vários juramentos e, mais importante, para participar da refeição em comum.
Os essênios criam que Deus iria cessar a era perversa em resposta às suas vidas boas e suas orações e que o final que tanto almejavam seria marcado pela aparição do príncipe da linhagem de Arão que derrotaria as forças do mal, e um profeta revelaria a vontade de Deus. Os essênios não se casavam e eram  dedicados aos estudos das questões religiosas e morais.
Apesar da tentativa de ligar João Batista aos essênios não há nenhuma prova documental ou arqueológica que prove essa ligação. Por outro lado os essênios não aceitaram Jesus como o Cristo bendito filho de Deus e ao contrário dos discípulos do Nazareno se isolaram em comunidades próprias confiando em boas obras e não vivendo por fé. 
Já os apóstolos correram o mundo pregando as boas novas. João Wesley nos lembra que nossa religião é social e que vivemos por fé no filho de Deus que nos faz produzir boas obras e, não confiamos em obras e ficamos isolados esperando o fim.  Os essênios também batizavam de forma ritualística.

Os Zelotes.

Os zelotes reagiram ao imperialismo romano  de forma a organizar uma resistência não só política e religiosa mas também militar. Eles criam que Deus só remiria a terra se os romanos fossem expulsos da terra. Tiraram seu nome do zelo que tiveram os macabeus. Eles afirmavam que o pagamento de impostos para os romanos era traição contra Deus.
Os romanos se referiam aos zelotes como sicários ou homens do punhal pois usavam muito esta arma. Alguns acreditam que os zelotes tentaram estimular Jesus a chefiar uma revolta popular o que não a qualquer prova seja documental ou arqueológica. Segundo esses teólogos Judas  Iscariotes trabalhou com os zelotes, mas não é o que nos informa o evangelho que diz que o problema do Iscariotes é de caráter pois o mesmo era ladrão e não um patriota e o próprio Jesus nos diz que Judas é o filho da perdição.
Os zelotes era um grupo nacionalista e radical e acabaram por se envolver na revolta que provocou a destruição de Jerusalém no ano 70 dC. Eles recuaram para fortaleza que haviam tomado dos romanos e caíram em 74 dC. Apesar disso tudo os zelotes continuaram ativos até a rebelião de Bar Cochba em 135 dC. Que levou os judeus a expulsão total de sua terra e a destruição completa de Jerusalém.
Os ensinamentos do Senhor eram opostos aos dos zelotes, apesar de não ter sido um grupo que se contrapunha diretamente ao evangelho.

Jesus e os discípulos
Em seu ministério o Senhor Jesus se tornou muito popular em pouco tempo. Sempre cercado por grande multidão muitas cidades de seu tempo ficaram pequenas e não comportavam as massas que o seguiam.
Primeiro o Senhor ficou conhecido pelas cidades do norte e depois pelo povo no sul.
É importante observar que são os mais pobres que o seguem apesar de ter gente de todas as classes sociais e ser um grupo de mulheres abastadas que sustentam com as maiores ofertas o seu ministério.
O Senhor Jesus anunciou  as boas novas em todo território de Israel e segundo o evangelho de João não caberiam em livros a quantidade de milagres e maravilhas que foram realizadas pelo Senhor em três anos de atividade ministerial.
Muitos em Israel confundiram o Senhor Jesus com os antigos profetas como Jeremias e Elias, mas os seus seguidores estavam convencidos que  Ele era o messias que estava porvir.
Apesar de crer que Jesus era o Cristo a teologia de seus discípulos estava longe do ensinamento do mestre, enquanto Jesus dizia que ia morrer alguns de seus mais íntimos discípulos estavam discutindo para ver quem se assentaria a direita e a esquerda do Senhor quando o mesmo estabelecesse o seu Reino. Os discípulos só conseguiam enxergar o Messias que subjuga as nações e estabelece o governo de paz, mas , não conseguiram ver o Messias sofredor e que seria tirado descrito nos profetas.
Muitos do povo creram em Jesus desta forma e o receberam em Jerusalém como o filho de Davi, porém quando o Senhor morre só os mais íntimos entendem por revelação do Jesus ressurreto e por ação do Santo Espírito a missão do messias como cordeiro de Deus.
É na sua volta triunfante que Ele virá finalmente como o Leão da tribo de Judá.
Na festa de pentecoste nasce uma igreja poderosa que começa com 120 irmãos e logo depois se acrescenta 3000 almas e muitas outras eram salvas diariamente. Nasce o agrupamento dos Nazarenos que recebe inicialmente o nome de povo do Caminho e depois o titulo de Cristãos.
A igreja começa em Jerusalém e se espalha por todo vasto império Romano.
 Roma  a capital do império também se tornou uma cidade de grande contingente de cristãos. 
A perseguição não tardou e depois de iniciada ceifaria milhares de vidas que tinham se entregue ao Senhor.
A primeira testemunha a perder a sua vida por causa do evangelho foi Estevão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário