12/04/2019

O Deus “parent” ( Huios filhos maduros)



Helmut Renders é pastor e teólogo Metodista.
  

Para superar uma possível vinculação da metáfora do “parent” a uma contínua infantilização da relação Deus-ser humano, sugere William Barry, mestre inaciano de espiritualidade, a não partir do imaginário da relação entre pais e crianças pequenas, mas entre pais e crianças crescidas. Assim, não se prescreve simbolicamente falando da infantilização da relação divino-humano, mas  projeta-se um relacionamento emancipado e autônomo, livre e, assim também, responsável. Acrescemos: é a águia parent que ensina a voar (Dt 32.11) e não ficar no ninho, e o Deus parent que ensina a andar (Os 11.3-4) em vez de ficar no colo.

 Isso não quer dizer que certos elementos da relação entre uma criança e seus pais não possam ser correspondentes com a relação entre a humanidade e Deus. Assim, preservado pela memória da igreja, Jesus relaciona criança de peito com “o perfeito louvor” (Mt 21.15-16), designa crianças como merecedores do Reino(19.12-1420) ou as apresenta para os adultos como exemplo de humildade (assim Mt 18.4, relendo Mc 10.15, preservado em Lc 18.17). Essa valorização da primeira fase do desenvolvimento humano jamais impede a construção de analogias entre outras fases da vida e da vida cristã. Pelo contrário, uma mera permanência num estado infantil é considerada contra produtiva: “Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento” (1Co 14.20) (grifos do autor). Todos os conceitos do colaborador ou da colaboradora de Deus (1Co 3.9; Fp 2.25; Fm 1.24; Rm 16.9), do evangelho (1Ts 3.2) ou do reino (Cl 4.11) baseiam-se numa compreensão adulta da relação humano-divina e num comportamento adulto em relação a Deus. Não parece ser sempre perceptível o fato de que a metáfora do retorno ao primeiro amor também tenha seu contexto no mundo adulto, não apenas no mundo infantil. O retorno ao primeiro amor não é o retorno ao ventre de Deus, mas refortalecimento e reconsideração do compromisso da imatio Christi.
 Sendo assim, propomos que se deve permanentemente adequar o imaginário bíblico à respectiva idade de uma pessoa, para motivá-la a assumir de forma crescente e, cada vez mais abrangente, seu espaço na comunidade cristã e na divulgação e sinalização do reino de Deus.
 O alvo de todas as idades é, entretanto, o crescimento na direção da maturidade cristã, e isso requer entendimento, liberdade, responsabilidade e compromisso conscientes. O conceito de maturidade cristã comunica-se bem com Lc 15 e, por sua vez, com Oseías 11.


Quando o filho pede a sua herança, ele começa a sua emancipação. A experiência não é bem-sucedida, mas rende o que, muitas vezes, as experiências difíceis da vida acabam fornecendo: o amadurecimento. Assim, ele retorna como adulto, que se mostra, em primeiro lugar, na sua capacidade de assumir positivamente o seu fracasso e a sua responsabilidade. Ele não culpa terceiros, seja pelo maltrato recebido, seja pelo abandono sofrido, seja na intenção de responsabilizar o pai por meio de uma projeção infantil. É justamente nessa condição que ele não somente será acolhido, mas recebe agora os signos da vida adulta: o anel e as sandálias. O pai perdeu um filho que atuava como uma criança e ganhou um filho adulto. O filho-criança da casa, de fato mais velho do que aquele que saiu, não consegue entender isso por não ter completado a sua iniciação pessoal na idade e no mundo adulto, apesar de tudo estar ao seu alcance. O Deus parent não impede uma projeção do filho adulto, ou da filha adulta, de uma relação participativa, que leva, de fato, à colaboração na Missio Dei, da colaboração responsável no cuidado para com a casa de Deus. O Deus parent combina com um modelo de relacionamento divino-humano, que leva, pela liberdade, pela acolhida, pelo empoderamento, à colaboração na Missio Dei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário